O Reino Unido e a União Europeia finalizaram, nesta quinta-feira (24), o acordo comercial que vai estabelecer a relação após a saída do Reino Unido do bloco.
Esse é o primeiro passo, pois, o acordo precisa ser ratificado pelos parlamentos dos 27 países da União Europeia bem como pelos britânicos.
As tratativas para se chegar a um acordo levaram 11 meses. O último ponto a ser acertado foi sobre a pesca em mares internacionais. Outra questão que dificultou versou sobre as questões ambientais, informa o G1.
O Reino Unido garantiu que não vai alterar regras trabalhistas e ambientais. Em coletiva à imprensa, Ursula von der Leyen, presidenta da Comissão Europeia, afirmou que foi um "caminho longo e tortuoso", mas que o Reino Unido e o Bloco chegaram a um acordo responsável para ambos.
O acordo só foi possível depois que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, permitiu a pesca em mares da Inglaterra. O acordo começa a valer a partir do dia 1 de janeiro.
Além da questão da pesca, outro assunto que foi discutido diz respeito aos tratados de paz com a Irlanda do Norte que, segundo Johnson, será mantido nos moldes do acordo assinado em 1998.
Pós-Brexit: Reino Unido e Europa firmam acordo comercial
Ao todo foram necessários 11 meses para se definir um acordo de como será a relação depois da saída do Reino Unido do bloco
Escrito en
NOTÍCIAS
el
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar