Ainda vale a pena....
Nesta seção destacamos matérias que circularam na Fórum durante o dia de ontem, mas que merecem ser lidas.
Crime em Brumadinho
O presidente da Vale do Rio Doce, Fabio Schvartsman, esteve na comissão externa da Câmara dos Deputados sobre Brumadinho, onde chamou de acidente o crime em Brumadinho e disse que a mineradora é uma “joia”, como informou a repórter da Sucursal da Fórum em Brasília, Mariana Branco. “A Vale é uma joia brasileira, que não pode ser condenada por um acidente que aconteceu em uma de suas barragens, por maior que tenha sido a tragédia”, disse. Imagem do fotógrafo Lula Marques mostra que, em minuto de silêncio pelos mortos de Brumadinho, o presidente da Vale foi o único a não se levantar.
Mourão e Dino
O vice-presidente Hamilton Mourão continua dando sinais de distanciamento de Bolsonaro. Depois de se encontrar com dirigentes da CUT, defender a saída do ex-presidente Lula para ir ao enterro de seu irmão Vavá e sair em defesa de Chico Mendes, ele se reuniu com o único governador comunista do Brasil, Flávio Dino (PCdoB) do Maranhão. Dino tem buscado manter uma posição institucional com o governo federal a fim de alavancar investimentos para o Maranhão, informa o jornalista George Marques, da Sucursal da Fórum em Brasília.
Cultura, uma necessidade humana
O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, reagiu indignado ao anúncio, vindo do Twitter do próprio presidente Jair Bolsonaro, de que o governo vai “revisar” os recursos da Petrobras para a cultura. Entrevistado pelo editor de Cultura da Fórum, Julinho Bittencourt, Juca Ferreira lembrou que “a cultura é uma necessidade humana como é alimentação, moradia, saúde e educação”. “O neoliberalismo não entende a complexidade da sociedade e suas necessidades e demandas. Reduz tudo ao fato econômico. E esse governo não mostra muito compromisso com as pessoas. É um governo que representa os interesses do capital financeiro e das grandes empresas”, lamenta.
Onze meses sem Marielle
A colunista da Fórum Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, relata os onze meses de luto após a barbárie da noite do 14 de março do ano passado. “Não é fácil. Expor a dor constante é difícil. Não há remédio, terapia, abraços, olhares que supram a ausência.” Ela convoca a todos para ocuparem as ruas daqui a um mês, dando as mãos e exigindo justiça. “Por Ela, por nós!” |
|
Da vizinhança
Internet livre
Saiu o podcast Tecnopolítica, do professor da UFABC Sergio Amadeu da Silveira. Ele conversa com Flávia Lefèvre, advogada, conselheira do Comitê Gestor da Internet no Brasil, integrante da Coalização pelos Direitos na Rede, sobre a importância da defesa de uma internet livre, sem quebra de neutralidade, sem restrição de franquias e que tenha seu acesso universalizado.
Obscurantismo
Daniel Tourinho Peres, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, conta a experiência de assistir a uma aula de Olavo de Carvalho sobre o texto “O que é a Ilustração”. "São tantos os absurdos ditos por Olavo de Carvalho sobre Kant, que chega a ser difícil comentar. Seu objetivo: atacar a democracia, a liberdade e a diversidade", diz em artigo publicado no Le Monde Diplomatique Brasil.
Mulheres na Ciência
"Quem nunca ouviu dizer que 'meninas não são boas em matemática'? Quem não conheceu uma menina que acreditou nisso? Lugares comuns como este, fazem parte de práxis de exclusão de mulheres e meninas de determinados domínios que, implicitamente, se pressupõe, devem ser reservados a homens e meninos." Vale a pena ler o artigo da pesquisadora Néri de Barros Almeida no site da Unicamp. |
|
De fora
Trump e o muro
Donald Trump quer declarar emergência nacional para financiar a construção do muro na fronteira com o México, segundo o El País. A oposição a Trump havia aceitado liberar US$ 1.375 bilhão para a confecção de cercas e outras medidas de proteção na fronteira. O valor está bem abaixo dos quase US$ 6 bilhões solicitados por Trump para o muro, não aprovados pelo Congresso. |
|
|