Escrito en
NOTÍCIAS
el
O ex-prefeito de Bogotá e ex-guerrilheiro Gustavo Petro irá disputar o segundo turno na Colômbia contra o senador direitista Ívan Duque. Petro teve 4.851.254 (25,08%) de votos, enquanto Duque liderou a votação com 7.569.693 votos (39,14%). Com 100% dos votos apurados, 19,6 milhões de pessoas foram às urnas no domingo (27).
O economista Gustavo Petro chega ao segundo turno em uma façanha eleitoral. As primeiras pesquisas indicavam que o candidato patinava com apenas 10% da preferência dos eleitores. Ele se apresentou à população como uma alternativa ao poder estabelecido no país e contra as oligarquias que dominam a política local.
Leia também
Saiba o que está em jogo nas eleições presidenciais da Colômbia
Em situação antagônica, o senador Ívan Duque construiu sua campanha no primeiro turno prometendo a destruição do complexo acordo de paz selado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Embora tente vender a imagem de novidade na política colombiana, ele é cercado de apoios das mais tradicionais e conservadoras figuras do cenário político do país.