Escrito en
NOTÍCIAS
el
Quatro integrantes do Movimento dos Sem Terra foram feridas por fazendeiros numa emboscada, neste domingo (09), em Capitão Enéas, Norte de Minas. "Fomos convidados para ir à fazenda numa reunião. Ao chegar à cancela fomos recebidos a bala por cerca de dez jagunços. Eles atiraram sem dó e nem piedade. Tinha crianças, idosos, gravidas", relata uma das feridas.
Da Redação com Informações do Portal Webterra*
Quatro integrantes do Movimento dos Sem Terra foram feridas por fazendeiros numa emboscada, neste domingo (09), em Capitão Enéas, Norte de Minas. A PM de Montes Claros enviou reforço para a cidade para verificar a situação. O incidente foi na Fazenda Norte América.
Ainda no hospital, Géssica Gonçalves, uma das feridas, conta como tudo aconteceu:
“O Jackson, gerente da fazenda, por várias vezes foi ate nós para que pudéssemos ir a uma reunião na fazenda. Ele insistiu muito e nós aceitamos o convite. Hoje, éramos 300 famílias, fomos ate a sede por volta das 7h30. Ao chegar à cancela fomos recebidos a bala por cerca de dez jagunços. Eles atiraram sem dó e nem piedade. Tinha crianças, idosos, gravidas. Nós vimos o dono da fazenda no lugar. Pedimos pra não atirar. Abaixamos pra não sermos baleados. Eu levei um tiro que atravessou a minha perna. Agora estou aqui. Foram momentos de terror. Gritávamos por paz, queremos paz. Foi um verdadeiro golpe. O que era pra ser um encontro de paz virou um cenário de guerra. Foi uma covardia”, afirmou por telefone Géssica.
Géssica Thais Gonçalves Freitas e Fabrício Alvins Lima estão internados na Santa Casa e Hospital Nossa Senhora da Guia. Em estado grave, Vildomar Oliveira Gomes foi baleado no pescoço e encaminhado para a Santa Casa de Montes Claros, que informou que o estado de saúde dele é estável. Entre os feridos está também Gabriel Gonçalves, de dez anos que foi atingida de raspão no rosto, mas ainda se encontra com a família no assentamento.
A fazenda está ocupada desde o dia 16 de janeiro. À época da ocupação, o movimento divulgou que cerca de 150 famílias participavam da ação e afirmaram que a fazenda possui cerca de três mil hectares e pertenceria à Associação Educativa do Brasil (Soebras), que segundo eles, teria arrematado a fazenda em um leilão, devido a uma dívida da fazenda com um banco federal, que ainda não foi paga. A Soebras divulgou nota negando que ela ou os fundadores da associação sejam os proprietários da Fazenda Norte América e afirmou ainda que a fazenda possui convênio com a Soebras para as aulas práticas dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.
O atual dono da fazenda seria o empresário Leonardo Andrade, que ainda não foi localizado pelo Portal Webterra para se pronunciar sobre o caso.
*Com informações do Jornalista Netto Rodriguez, Direto de Capitão Enéas.
Fotos de Netto Rodriguez