Escrito en
NOTÍCIAS
el
A proposta de reduzir os poderes da figura presidencial e dar mais espaço ao Legislativo na administração do país deve ser votada até o final de sua gestão à frente da Câmara, em 2017
Por Redação
Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já está sendo negociada uma emenda à Constituição com o objetivo de implantar o sistema parlamentarista. "Temos que discutir o parlamentarismo no Brasil, e rápido. Um debate para valer e votar", disse.
A ideia do deputado é colocar a proposta em votação antes de 2017, quando encerra seu mandato à frente da Casa. Em entrevista à Folha de S. Paulo, ele diz que pretende que o novo sistema comece a funcionar já com o sucessor da presidenta Dilma Rousseff, a partir de 2019. De acordo com Cunha, tentar implementar o recurso durante a atual administração seria considerado um “golpe”.
A intenção é reduzir os poderes da figura presidencial e dar mais espaço ao Legislativo na gestão do país, o que já está sendo avaliado pelos parlamentares. "O tema tem ganhado força. Tenho conversado com quase todos os agentes políticos, PSDB, DEM, PPS, PMDB, PP, PR, com todos os partidos. Com José Serra (PSDB-SP), Aécio Neves (PSDB-MG), Tasso Jereissati (PSDB-CE). Com certeza, vamos votar na minha presidência”, relatou.
Foto de capa: J.Batista/ Câmara dos Deputados