Escrito en
NOTÍCIAS
el
[caption id="attachment_57" align="alignleft" width="300"] Hospital Itatiaia em São Paulo, abandonado há anos. Foto: Blog São Paulo Antiga[/caption]
Quem vive em São Paulo se depara com diversos prédios, ruas e monumentos abandonados. Sem contar obras inacabadas, muitas vezes embargadas, porque não foram seguidas leis de zoneamento. É o caso do Hospital Itatiaia, abandonado na zona oeste da capital paulista. Este e muitos outros casos na cidade estão no site São Paulo Antiga. Qualquer pessoa pode enviar uma denúncia.
Conheci o site pelo blog da Raquel Rolnik, e, como ela, achei muito interessante e decidi reproduzir. “É muito triste quando tomamos conhecimento de que o Brasil possui um enorme déficit de habitações e verificamos que só na cidade de São Paulo existem inúmeros imóveis abandonados, entregues a degradação do tempo”, diz os organizadores. No caso do hospital citado no início deste post, é pior ainda, pois faltam leitos na cidade.
A ideia do São Paulo Antiga nasceu do site português Lisboa Abandonada e do argentino Basta de Demoler. No início do projeto no ano passado, chamava-se São Paulo Abandonada, mas os idealizadores decidiram ampliar a proposta. O site reúne também imagens antes e depois, como, por exemplo, a Rua Santo Amaro em 1927 e em 2010. Dá pra ver como São Paulo mudou.
“A cidade de São Paulo vem sofrendo constantes transformações e pouca preservação”, avalia o site. A primeira mudança drástica fora a perda do seu aspecto colonial quando no auge do ciclo cafeeiro, em nome do progresso, achou-se por bem demolir praticamente uma cidade e construir uma outra com ares mais europeus. Esta “nova” cidade também não resistiu e praticamente muito pouco ainda resta para contar a história.