SAÚDE

Viih Tube, Maio Furta-Cor e a saúde mental na maternidade

Influencer relata as principais dificuldades e desafios em ser mãe; campanha “Maio Furta-Cor” propõe reflexão sobre o tema

A influenciadora Viih Tube e sua filha.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en MULHER el

A influencer e ex-BBB Viih Tube abordou em seu Instagram, na última segunda-feira (22), como está lidando com o seu processo de pós-parto, a fim de desmistificar a maternidade e expor como ela afeta a saúde mental da mulher.

A saúde mental na maternidade é um tema negligenciado pela maior parte da sociedade e afeta todas as pessoas que passam pela transição de uma vida solo para a vida de mãe. A figura materna é vista como inabalável mas, por trás de toda mãe, existe uma pessoa repleta de vivências e com diversos complexos

A gravidez altera as características físicas, mentais e emocionais da pessoa. Desde o bombardeio de hormônios, até o crescimento da barriga, essas alterações podem causar estranheza devido à rapidez do processo. 

O puerpério, fase em que o bebê é recém-nascido, é marcado por instabilidades emocionais e readaptações físicas, além da ambientação com o novo integrante da família, que requer atenção contínua o dia inteiro, o que pode acarretar em exaustão.

Negligenciar a saúde mental da mulher na maternidade pode desencadear problemas ainda maiores, como a depressão pós-parto, que é uma condição de tristeza extrema e pode se agravar, tornando-se uma psicose pós-parto. Além disso, a violência contra gestantes pode ser ainda mais grave: segundo o artigo "Sob a sombra da maternidade: gravidez, ideação suicida e violência por parceiro íntimo”, de Mariana de Oliveira Fonseca-Machado, a violência pelo parceiro íntimo durante a gravidez está diretamente associada com a ideação suicida das mulheres grávidas

A campanha sem fins lucrativos “Maio Furta-Cor” aborda o tema a fim de sensibilizar a sociedade sobre a importância de desconstruir esses estigmas, que são fortemente reforçados na maternidade. Empresas e influencers se juntam à causa a fim de mobilizar um debate social ao redor do assunto. 

Viih Tube utiliza de sua rede social, com mais de 28 milhões de seguidores, para mostrar as transformações em seu corpo e as dificuldades e desafios que as mães comumente encontram.


“Não existe manual, cada mãe é de um jeito, cada experiência é uma, cada puerpério é de um jeito. Mas eu vou contar para você para [...] você não se sentir sozinha”, comenta a influencer. 

Viih Tube gravou o vídeo com a finalidade de representar as mães e naturalizar as emoções e atitudes que as mulheres podem ter durante esse período, a fim de desmistificar a gravidez e denunciar que a maternidade não é perfeita, desprendendo a pressão social de “ser a mãe ideal”.

Confira o vídeo na íntegra: