O Natal de uma família de Petrópolis (RJ) terminou em assassinato. Na noite da última sexta-feira (24), um homem foi até a casa da ex-companheira e a matou com golpes de partes cortantes de uma garrafa quebrada. Ele foi preso no sábado (27).
Trata-se de um típico caso de feminicídio. De acordo com a Polícia Civil de Petrópolis, Rafael Ventura, de 38 anos, não aceitou o fim do relacionamento com Fernanda Damas, de 34 anos, e foi até a casa dela para tentar uma reconciliação. Diante da negativa da mulher, o homem a assassinou de forma brutal por volta das 21h.
A polícia conversou com pessoas que testemunharam o crime e iniciou as buscas pelo assassino ainda na sexta-feira (24). Ele foi localizado em sua casa, também em Petrópolis, na tarde de sábado (25), e preso. Além de feminicídio, Ventura responderá por tráfico de drogas, pois grande quantidade de maconha e cocaína foram localizados sob sua posse.
Feminicídio no RJ
Dados compilados do Conselho Nacional de Justiça e Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos apontam que, somente nos 5 primeiros meses de 2021, os casos de feminicídio no Rio de Janeiro aumentaram em 61% com relação ao ano anterior.
Entre janeiro em maio de 2020, foram registrados 26 assassinatos de mulheres, enquanto em 2021, neste mesmo período, este número saltou para 42.