Líder da maçonaria em SP é acusado de assédio sexual por ex-funcionárias

"E agora, loirinha, se eu te agarrasse, que você ia fazer?", questionou João José Xavier a uma das vítimas durante expediente

João José Xavier, grão-mestre na Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Foto: João Xavier/Glesp no Facebook)
Escrito en MULHER el

O líder da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Glesp), João José Xavier, foi acusado de assédio sexual por duas ex-funcionárias. As vítimas prestaram depoimento à Justiça no dia 9 de setembro. Ambas foram demitidas no meio da pandemia, uma delas após faltar ao trabalho por medo dos assédios.

Uma delas trabalhava na parte administrativa, enquanto a outra é auxiliar de limpeza. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, as duas entraram com ações por danos morais, trabalhista e criminal. O advogado da dupla apresentou, no dia 2 de outubro, uma notícia-crime ao Ministério Público de São Paulo.

"Ele começou a me chamar com frequência no gabinete, e a mostrar vídeos de mulheres de bunda de fora", relatou uma das vítimas à Justiça. "E falava assim: 'Nossa, loirinha, olha só essa moça, que bunda bonita, deve ser igual à sua, só que infelizmente eu não vi a sua, você não quer nada comigo, né?'", continuou.

De acordo com ela, Xavier costumava elogiar seus seios e teria pedido para que ela fizesse faxina em seu gabinete, o que não era sua atribuição. "E agora, loirinha, se eu te agarrasse, que você ia fazer?", teria questionado à funcionária, que conta ter respondido que gritaria.

A outra vítima de João Xavier, a auxiliar de limpeza, conta ter vivenciado questões parecidas. "Sempre ele abordava, beijava no rosto, falava que eu era gostosa", relata.

Ambas foram demitidas no meio da pandemia. Quinze dias antes, a ex-funcionária da parte administrativa diz que Xavier a chamou e falou que os dois ficariam sozinhos em seu gabinete. "Entrei em pânico, só chorava", conta. Depois de faltar ao trabalho, foi demitida por Xavier.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar