Escrito en
MULHER
el
O coletivo feminista "Vai Ter Gorda", que atua em prol da diversidade e contra a gordofobia, levou várias mulheres neste domingo (12) à praia do Porto da Barra, em Salvador, para protestar contra o preconceito e pelo direito das mulheres gordas ocuparem os espaços públicos. Ato aconteceu também no Rio de Janeiro e em Fortaleza.
"É um dia de grito contra a gordofobia, contra o preconceito e descriminação contra nós mulheres. Nós somos a resistência e merecemos respeito", pediu a coordenadora do coletivo, Adriana Santos. Em janeiro, o "Vai Ter Gorda" completou quatro anos, e protesto deste domingo também veio em forma de comemoração.
"O público interagia, tiravam fotos e aplaudiam. Foi libertador cada grito de guerra das nossas companheiras", celebrou Adriana. "Eu me emociono sempre que vejo uma mulher gorda que nunca vestiu um biquíni se tornando nossa 'membra'", contou uma participante.
O grupo também se articula para exigir políticas públicas para tirar as mulheres gordas de uma exclusão do mercado de trabalho, além de apoiar outras demandas de direitos humanos.