Escrito en
MULHER
el
Manifestação contra o racismo busca valorizar a estética afro-brasileira e reuniu mais de 500 pessoas, em sua primeira edição na capital paranaense.
Por Matheus Moreira
A primeira edição da Marcha do Orgulho Crespo aconteceu neste domingo (13) em Curitiba, no Paraná. O evento teve início na Praça Santos Andrade e foi até a Boca Maldita, reunindo cerca de 500 pessoas, segundo os organizadores.
O movimento busca "a valorização da identidade e da ancestralidade negra; a representatividade, a autoestima, a livre expressão do cabelo natural e o empoderamento da mulher negra na sociedade, em todas suas vertentes e espaços. Tem como principal motivação empoderar mulheres e homens negros por meio do reconhecimento de sua beleza".
Em Curitiba, a cantora de soul music curitibana Michele Mara participou do evento e cantou "Olhos Coloridos" de Sandra de Sá. Recentemente Michele Mara denunciou que foi impedida de provar um acessório de cabelo numa loja de Curitiba. Segundo ela, a vendedora não a deixou experimentar um turbante porque seu “cabelo poderia danificar o produto”.
Na semana da Consciência Negra, a Marcha do Orgulho Crespo acontece também em outras cidades. Veja aqui na página do movimento.
O fotógrafo Henry Milléo, da Agência Plano, acompanhou o evento e clicou as fotos a seguir.
Fotos por Henry Milléo da Agência Plano