O Instituto Carlos Marighella e Clara Charf faz seu primeiro ato público para o lançamento da campanha de reconstrução da casa onde o líder comunista viveu em Salvador (BA), nesta terça-feira (10), a partir das 18h, no Espaço Cultural Elza Soares, em São Paulo (SP).
O evento vai contar com a presença dos ex-ministros José Dirceu e Paulo Vanucchi, da curadora Isa Grinspum, do dirigente do MST João Pedro Stedile, dos jornalistas Breno Altman e José Trajano e do ativista Galo.
Haverá também apresentações culturais do DJ do Racionais MCs, Kl Jay, dos rappers Don L e Rashid e da cantora Fabianna Cozza.
Com a obra de restauração, a casa onde Marighella viveu até os anos 30 terá um museu, auditório, centro de pesquisa e espaço para exposições.
O instituto criado neste ano por familiares, amigos e entusiastas do líder comunista quer resgatar a memória da luta contra a ditadura militar, em defesa da democracia e do socialismo. Depois do sucesso do filme do ator e diretor Wagner Moura e da música do grupo de rap Racionais MCs, o instituto decidiu lançar a campanha para fortalecer a referência de Marighella na juventude brasileira.
O próximo passo é organizar atos por todo o Brasil em memória de Marighella, que foi dirigente do PCB, deputado federal, escritor e guerrilheiro, para levantar recursos para restaurar a casa.
A plataforma de arrecadação online está no ar desde quinta-feira, 5 de dezembro, data do nascimento de Marighella em 1911.