Em meio ao surgimento de uma nova cepa do vírus do HIV, descoberta em fevereiro deste ano por cientistas da Universidade de Oxford, o Brasil ganha um novo fundo de investimento que vai destinar mais de R$1 milhão a 20 iniciativas de prevenção ao HIV no país .
O Fundo Brasil é um novo projeto do Fundo Positivo, instituição criada em 2014 para auxiliar financeiramente – por meio de editais – organizações sem fins lucrativos em todo o território nacional nas áreas de saúde, e do HIV . A instituição já auxiliou mais de 131 projetos em todas as regiões do Brasil.
O Fundo Brasil, que será lançado dia 23 de fevereiro, contemplará todo território nacional, de forma a garantir o desenvolvimento de ações educativas comunitárias, disseminando as estratégias de prevenção ao HIV/AIDS para as populações-chave e prioritárias da epidemia em contexto de extrema pobreza.
A iniciativa surge, também, pela necessidade do Brasil, diante de tantos retrocessos na área da saúde e de Direitos Humanos, intensificar o diálogo com a sociedade sobre esse vírus tão letal. Para Harley Henriques, Coordenador Geral do Fundo Positivo, o Brasil precisa voltar a falar sobre o HIV.
"Neste momento, em especial quando temos uma epidemia de HIV que ainda é expressiva no país, com 40 mil mortes anuais, com retrocessos que aconteceram, e uma nova cepa, se criar um fundo para financiar exclusivamente projetos de prevenção ao HIV é muito importante para o país. Precisamos voltar a falar de HIV diante de todo esse contexto", afirma Henriques.
Data de lançamento do Fundo Brasil: 23/02
Data de lançamento do edital: início de março
Onde: pelo site da instituição
Requisito: ser organização do movimento HIV/Aids e apresentar projetos voltados para a prevenção.