REFORMA AGRÁRIA

Festival da Reforma Agrária acontece este fim de semana em SP; veja programação

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza o evento, que é uma mostra da produção de assentamentos, acampamentos e cooperativas de todo país, que ocupam o Galpão do Armazém do Campo

Créditos: MST/Reprodução
Escrito en MOVIMENTOS el

Entre 2 e 4 de dezembro, neste fim de semana, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza o Festival da Reforma Agrária, uma mostra da produção de assentamentos e acampamentos e das cooperativas de todo país, que ocupam o Galpão do Armazém do Campo em São Paulo. Mas, além da feira, que traz os sabores da luta pela terra, o festival apresenta uma programação rica de debates políticos, atividades formativas e muitas atrações culturais.

No domingo (4) acontece a Conferência “Pela Alimentação Saudável no Combate à Fome”, com a presença de Ceres Hadich, da Direção Nacional do MST, Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome dos governos Dilma, Preto Zezé, presidente da CUFA, e Adriana Salay, historiadora social e fundadora do projeto Quebrada Alimentada. A cerimônia de abertura do festival com a presença de parlamentares será na noite do primeiro dia.

As apresentações culturais são um atrativo à parte: tem música, teatro, cortejo de maracatu, artesanatos, poesia, futebol e muita animação com a Cultura Sem Terra. Entre os nomes confirmados estão artistas de renome nacional, como o pernambucano Siba, o paraense Felipe Cordeiro, o mineiro Pereira da Viola, o grupo As Cantadeiras e o rapper Nego Bala. Além dos shows, terá cortejo com o Maracatu Ouro do Congo e apresentação de teatro com A Próxima Cia.

Nos dias 2 e 3, uma série de oficinas traz oportunidade de formação para os participantes. Os temas variam desde “Experiências de Cooperação e Comercialização Digital”, no dia 2, às 14h, até “Materiais recicláveis” (com participação da Unicatadores), “Economia de gás”, “Produção de Fitoterápicos e Fitocosméticos” e “Manejo e Uso de Frutas Nativas da Mata Atlântica”, todas no dia 3 e a partir das 10h.

Na Culinária da Terra, que sempre atiça os sentidos dos que chegam às feiras do MST, terá janta na sexta e no sábado, entre 18h e 20h, e almoço no sábado e no domingo, das 12h às 15h. No menu, moqueca, baião de dois, feijão tropeiro, nhoque de mandioca e caldos diversos, entre outras delícias que serão comercializadas a todo tempo durante o Festival.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar