O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) lançou uma ferramenta para conectar militantes e sem-tetos a oportunidades de trabalho. Chamado “Contrate quem luta”, o serviço funciona por meio de um número de WhatsApp que tem um assistente virtual. Quando o interessado digita qual profissional quer contratar, ele localiza quem está mais próximo do contratante e coloca os dois em contato.
A ferramenta consegue conectar interessados e profissionais na Região Metropolitana de São Paulo.
Ao escrever uma mensagem para o BOT, o assistente virtual Leon responde: “Faço parte de uma campanha do MTST na Região Metropolitana de São Paulo para divulgar o trabalho de companheiras e companheiros que estão conosco na luta do dia-a-dia! Por aqui, você pode contratar pessoas com as mais variadas habilidades”.
Ele pede então para o interessado escrever qual serviço está buscando para contratar. E orienta a digitar “me ajuda” para que a pessoa veja as profissões cadastradas na base.
O número para o contato é: 11 - 97195-0612.
Na lista de profissionais cadastrados, há 47 especialidades. Entre elas, estão azulejista, babá, cabelereira, costureira, cozinheira, cuidadora, diarista, DJ, eletricista, faxineira, gesseiro, manicure, motorista, motofretista, músico, pintor, pedreiro, serralheiro e segurança. Ainda há profissionais como auxiliar administrativo, contador, técnico em informática, auxiliar de produção, técnico em informática, analista de suporte, atendimento a cliente, balconista, conferente e metalúrgico.
E há ainda outras especialidades cadastradas, como administração, ajudante geral, atendente, auxiliar de cozinha, de dentista e de monitoramento, churrasqueiro, designer de sobrancelhas, educadora, garçonete, mestre de obras, operadora de caixa, porteiro, recepcionista, redatora, separador, serviços gerais, serviços gráficos e vendedora.
A contratação é acertada diretamente entre o interessado e o profissional.