Empresa acaba com marca de panquecas dos EUA acusada de racismo

Aunt Jemima era nome de personagem de show de cantores brancos que se pintavam de preto no século 19; nome passou a ser criticado no âmbito do movimento Black Lives Matter

Embalagens da linha com o nome Aunt Jemima (esq) e Pearl Milling (dir), a nova marca (Foto Montagem sobre reprodução internet)
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Depois de ser acusada de racismo no ano passado, a linha de produtos para panquecas Aunt Jemima (tia Jemima, em inglês), vendida nos EUA, vai mudar de nome. A marca pertence à Pepsi, que anunciou o novo nome nesta terça-feira (9): Pearl Miiling, ou “moagem de pérolas”, em tradução livre.

A linha Aunt Jemima, que tem misturas e xaropes para panquecas, já existia havia mais de 130 anos. Ela é representada por uma mulher negra  e o nome é de um personagem em shows de cantores brancos que se pintavam de preto do século 19. Ele passou a ser criticado em meio a um debate nacional sobre racismo e desigualdade racial nos Estados Unidos, no âmbito do movimento Black Lives Matter.

A empresa já tinha anunciado, em junho do ano passado, sua intenção de mudar a marca. Mas os novos logotipos e título foram apresentados nesta semana.

No texto em que comunica a mudança, a Pepsi escreve que está comprometida com o progresso, “que inclui tanto remover a imagem da Aunt Jemima quanto mudar o nome”. A companhia diz que a marca existe há mais de 130 anos, e que reconhece que sua origem foi baseada “em um estereótipo racial”. “Embora o trabalho tenha sido feito ao longo dos anos para evoluir nossa marca de uma maneira que pretende ser apropriada e respeitosa, percebemos que essas mudanças não são suficientes”, escreveu a Pepsi.

A empresa ainda alega que as mudanças estão em consonância com sua “jornada em direção à igualdade racial”.

Quem acessa o site AuntJemima.com já encontra a nova embalagem, o comunicado e o aviso de que a marca vai migrar para Pearl Milling Company. A previsão é que ela chegue ao mercado a partir de junho.