A mobilização nacional contra o presidente Jair Bolsonaro convocada para este sábado (23) aconteceu em todas as unidades da federação neste sábado. Além das 27 capitais, houve mobilização em diversos municípios do interior do Brasil.
Leia também: Mobilização faz tag #CarreataForaBolsonaro explodir nas redes sociais
Desde cedo, manifestantes se organizaram em carreatas por todo o país em defesa do impeachment do presidente, a retomada do auxílio emergencial e a garantia de vacinas para todas e todos.
Os atos deste sábado foram convocados pela esquerda, através da Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo e Central Única dos Trabalhadores (CUT), e setores do centro insatisfeitos com o presidente, como o movimento Acredito. No domingo, grupos mais à direita, como MBL e VemPraRua, devem fazer suas próprias carreatas.
Salvador, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Brasília e Porto Alegre estão entre as capitais com maior mobilização, com centenas de veículos carregando faixas e cartazes contra o presidente, além de bandeiras de partidos de esquerda, sindicatos e centrais sindicais.
Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Aracaju, Campo Grande, Teresina, São Luís, Florianópolis, Vitória, Manaus, Natal, Goiânia, Fortaleza, Cuiabá e Maceió também registraram grandes mobilizações.
Em Porto Velho, João Pessoa, Macapá, Rio Branco, Palmas e Boa Vista, os atos foram menores, mas também marcaram presença com buzinaços e gritos contra o presidente. Confira no final da matéria como foi a mobilização em cada capital.
Impeachment
Na sexta, o Datafolha divulgou pesquisa que mostra que a rejeição a Bolsonaro disparou. Tais números surgem no mesmo momento em que a pauta do impeachment ganha nova força, principalmente por conta do novo colapso do sistema de saúde de Manaus, que registrou mortes de pacientes por falta de oxigênio.
Enquanto a população reconhece a responsabilidade de Bolsonaro no atraso das vacinas, a oposição se articula, mobilizações são convocadas e as buscas sobre impeachment disparam no Google.
Confira vídeos e imagens que circulam nas redes, por capital, em ordem alfabética:
ARACAJU (SE):
BELÉM (PA):
BELO HORIZONTE (MG):
BOA VISTA (RR):
Confira em reportagem da Folha de Boa Vista
BRASÍLIA (DF):
CAMPO GRANDE (MS):
CUIABÁ (MT):
CURITIBA (PR):
FORTALEZA (CE):
FLORIANÓPOLIS (SC):
GOIÂNIA (GO):
JOÃO PESSOA (PB):
MACAPÁ (AP):
MACEIÓ (AL):
MANAUS (AM):
NATAL (RN):
PALMAS (TO):
PORTO ALEGRE (RS):
PORTO VELHO (RO):
RECIFE (PE):
RIO BRANCO (AC):
RIO DE JANEIRO (RJ):
SALVADOR (BA):
SÃO LUÍS (MA):
SÃO PAULO (SP):
TERESINA (PI):
VITÓRIA (ES):