O líder do movimento Entregadores Antifascitas, Paulo Lima, conhecido como Galo, participou de uma live da página Galãs Feios, nesta quarta-feira (22), em que fez uma analogia sobre a "árvore do capitalismo" e citou, como exemplo de "frutos" dessa árvore, figuras como a deputada Tabata Amaral e o apresentador Luciano Huck, virtual candidato à presidência em 2022.
Galo tem participado de inúmeras lives para falar da mobilização de entregadores de aplicativo, que no dia 1º encamparam uma histórica greve nacional. Um novo "breque" está planejado para o dia 25. Os entregadores defendem que sejam criadas garantias mínimas para o trabalho, como um salário melhor (incluindo uma renda mínima para cada entregador), redução da jornada e melhor assistência e segurança no trabalho, especialmente devido os perigos que enfrentam em meio à pandemia do novo coronavírus.
"Quando o trabalhador nega a política, abre uma porta pro fascismo entrar. Os Entregadores Antifascistas vieram para fechar essa porta e não deixar mais o fascismo entrar", disse o motoboy.
Em outro momento da conversa, Galo falou sobre a necessidade de se derrubar "a árvore do capitalismo", e foi neste momento que citou Huck e Tabata Amaral.
"Os problemas que estamos vivendo é o capitalismo. Não significa que se nós derrubarmos a árvore do capitalismo vai deixar de existir racismo, machismo, homofobia. Mas o trem vai parar, e nós vamos poder ver o campo (...)", disse.
E continuou: "Então, se a árvore do capitalismo cair, a competição vai acabar e nós vamos conseguir nos enxergar, vai dá tempo pra respirar. E aí a gente vai lá no mal pela raiz, que é o egoísmo. Porque a raiz é egoísta, o tronco é capitalista, os galho é o racismo, fascismo e machismo, e os frutos é os 'bolsonaro', Luciano Huck, Tabata Amaral. Falo mesmo, não vão ser meus amigos mesmo. Então, derruba isso, e nós vamos ter tempo para respirar e arranca o mal pela raiz, que é o egoismo".
Assista.
Nesta quarta-feira (22), a partir das 20h, o programa Fórum Sindical, da revista Fórum, receberá Paulo Lima, o Galo, para uma conversa sobre organização da classe trabalhadora no enfrentamento das corporações globais. Assista aqui.