A Coalizão Negra por Direitos lançou um abaixo-assinado online na plataforma Change.org convocando para um boicote nacional ao Carrefour. No final da tarde deste domingo (22), a petição on-line já ultrapassava 14 mil assinaturas.
O abaixo-assinado pode ser acessado nesse link.
A campanha se deve ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, no estacionamento de uma loja da rede em Porto Alegre na quinta-feira (19). João Alberto, um homem negro, foi espancado por dois seguranças da loja, Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva. Antes de morrer, testemunhas dizem que ele suplicava que não estava conseguindo respirar.
As imagens do espancamento viralizaram na internet. Borges e Silva foram presos em flagrante sob acusação de homicídio triplamente qualificado. Sua prisão foi convertida em preventiva nesta sexta-feira (20).
Além do boicote ao supermercado, a entidade relata, no manifesto, que apresentou representação ao Ministério Público Federal e Ministério Público do Rio Grande do Sul para abertura de investigação contra o Carrefour e responsabilização da empresa pela prática de crime de racismo.