Escrito en
MOVIMENTOS
el
Milhares de pessoas tomaram as ruas de Belo Horizonte (MG), nesta sexta-feira (17), em um ato para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.
O objetivo da manifestação, composta por pacientes, familiares e funcionários de instituições que trabalham com saúde mental, foi protestar contra prisões, internações ou qualquer tipo de tratamento que reproduza a lógica ultrapassada dos manicômios.
Leia também
Texto do Ministério da Saúde prega eletrochoque e internação de criança em hospital psiquiátrico
Acompanhados da escola de samba "Liberdade Ainda Que Tam Tam", os manifestantes saíram por volta das 14h da Praça da Liberdade e seguiram em marcha até a Praça da Estação, no centro da capital mineira.
O lema do ato este ano foi “Direito às diversas gentes: de mãos dadas contracorrentes”.
Confira, abaixo, algumas imagens registradas pela Mídia Ninja.
Hoje milhares de pessoas foram às ruas de Belo Horizonte para somar forças à luta antimanicomial que busca práticas humanizadas de tratamento para a saúde mental. Longe dos manicômios, os "doidinhos", como muitos se chamam, tem a liberdade e possibilidade de integração social. pic.twitter.com/vo2geYbmHt
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) 17 de maio de 2019
Na capital mineira a escola de samba Liberdade Ainda Que Tam Tam animou a marcha que esse ano teve como tema o “Direito às diversas gentes: de mãos dadas contracorrentes”. Amanhã, 18 de maio, é comemorado o Dia da Luta Antimanicomial. ? @mairacabralduarte e @midianinja pic.twitter.com/VnAr985KBT
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) 17 de maio de 2019