Escrito en
MOVIMENTOS
el
Dezenas de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) foram violentamente reprimidos com bombas de gás e balas de borracha lançadas pela Polícia Militar, na tarde desta quinta-feira (26), durante uma manifestação pacífica na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
De acordo com a PM,quatro pessoas foram detidas por desacato, incitação à violência e desobediência. Elas foram encaminhadas à 5ª Delegacia de Polícia.
O ato contra os cortes orçamentários na universidade, que acontecia na Esplanada dos Ministérios, foi dispersado quando os estudantes se aproximaram do prédio do Ministério da Educação. De acordo com relatos, os policiais começaram a atirar bombas quando os estudantes começaram a gritar que os agentes estavam "do lado errado".
Assista.
Mobilização contra os cortes Estudantes ocupam a reitoria da UnB há duas semanas em um protesto contra os cortes orçamentários na instituição. De acordo com os alunos, a "crise financeira" que a reitoria usa para justificar os cortes se deve, na verdade, à PEC 55, que limita os gastos do governo em diversas áreas, entre elas a Educação. Os cortes vêm culminando em medidas de austeridade, como a demissão de funcionários, a precarização do ensino e o aumento dos preços do Restaurante Universitário. Nesta terça-feira (24), servidores públicos e os funcionários terceirizados da UnB deflagraram uma greve contra a ameaça de demissão, somando-se à mobilização dos estudantes.PM bombardeando estudantes em manifestação pacífica no Ministério da Educação. Congelam investimentos, cortam orçamento de pesquisas, demitem funcionários das universidades e ainda reprimem protestos com truculência. De que lado o governo está?
Todo apoio à luta dos estudantes! pic.twitter.com/PUSMe97pwF — PSOL 50 (@psol50) 26 de abril de 2018