Escrito en
MOVIMENTOS
el
Kombi estilizada, utilizada no projeto da Central Única das Favelas, em parceria com o Facebook, deixou o Rio de Janeiro rumo a Salvador, onde tem previsão de chegada para o dia 18 deste mês.
Da Redação
A Central Única das Favelas (CUFA) e o Facebook iniciaram um projeto em parceria: a Maratona Nacional de Empreendedorismo. A Facekombi, kombi estilizada com desenhos da iniciativa, saiu do Rio de Janeiro para circular por diversos outros locais do país. A partida foi comemorada com um café da manhã no Espaço CUFA, com a presença de ex-alunos dos cursos, os instrutores e casos de sucesso de empreendedores, que alavancaram suas vendas após usarem os recursos do Facebook.
A primeira parada é Salvador (BA), prevista para o dia 18 de setembro, onde acontecerá uma apresentação do projeto para os empreendedores da região. Depois, a Kombi irá para várias cidades, como Fortaleza (CE), Brasília (DF), Dourados (MS) e Curitiba (PR).
O projeto começou há dois anos, visando à capacitação de empreendedores de favelas cariocas por técnicos do Facebook. Em 2015, a Kombi passou por 10 favelas cariocas neste período e foram treinados 3,8 mil de alunos.
De acordo com Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook na América Latina, a idea é conversar com o máximo de pessoas de formações variadas, com empresas variadas, para mostrar as vantagens do uso adequado da tecnologia aos negócios. “Chegando em Salvador com a Kombi, os nossos instrutores vão mostrar como essas pessoas podem criar páginas e outros recursos no Facebook, e assim faremos nos demais lugares por onde passarmos”.
Além de parar nos grandes centros, a proposta da iniciativa é passar também por pequenas cidades, quilombos e aldeias indígenas, capacitando pessoas que têm, historicamente, menos acesso à informação. Segundo Altair Martins, diretor da CUFA, o projeto passará por uma ampliação. “A ideia é expandir agora o projeto que começamos há dois anos em Madureira e em favelas cariocas junto com o Facebook, levando informação a mais comunidades pelo Brasil”.
Para acompanhar a Kombi durante todo o percurso, os interessados devem acessar a página no Facebook da “Maratona Facebook de Empreendedorismo”. Os cursos oferecidos em Madureira continuarão funcionando. A duração de cada curso é de quatro horas, e eles são oferecidos quatro dias por semana.
Foto: Divulgação/CUFA