Escrito en
MOVIMENTOS
el
Com a participação de políticos, acadêmicos e ativista de todo o mundo, evento debate questões atuais como de que forma o Syriza conseguiu ser maioria parlamentar depois de anos de isolamento ou como o PODEMOS abalou a polarização de dois projetos similares. Acompanhe aqui
Por Redação
Acontece neste sábado (20) e domingo (21), em Belo Horizonte, o Seminário Internacional "Novas Dinâmicas Sociais e o Impacto Sobre o Sistema Partidário: Os exemplos da Europa e da América Latina". Com a presença de ativistas, políticos e acadêmicos de todo o mundo, o evento visa discutir os efeitos das últimas mudanças políticas e sociais ocorridas na Europa e na América Latina.
De que maneira o Syriza conseguiu ser maioria parlamentar depois de anos de isolamento? Como o PODEMOS abalou a polarização de dois projetos iguais, o mesmo tempo que inova organizativamente? Quais os caminhos do BE para ser uma esquerda cada vez mais forte onde os socialistas se deterioram rapidamente? Como pensar também os movimentos na América Latina, quais os limites da integração latino-americana proposta pela hegemonia brasileira? É possível construir novas referências institucionais a partir das lutas atuais latino-americanas? Essas e outras perguntas darão o norte para as discussões, que serão feitas por meio de quatro mesas temáticas.
O seminário foi organizado pelo Instituto Cultiva com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, do UNA - Instituto de Comunicação e Artes e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE).
A programação completa pode ser conferida aqui.
Acompanhe o evento ao vivo: