PERDA

Luto na mídia progressista: Daniel Pearl, fundador do Blog da Dilma, morre aos 66 anos

Ativista digital foi referência no fortalecimento de mídias alternativas de esquerda e deixa um legado de resistência

Lula e o blogueiro Danie Pearl.Créditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

O comunicador e militante Daniel Pearl, fundador do Blog da Dilma, faleceu nesta quinta-feira (6) devido a um infarto, aos 66 anos. Referência na luta progressista dentro e fora do ambiente digital, ele deixa um legado no combate à extrema direita.

Pearl começou como blogueiro em 1996 e ajudou na fundação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé em 2010. Ele também foi membro da Coordenação Nacional de Comunicadores e Ativistas Digitais. Em 2007, ganhou  o prêmio Ibest como melhor blogueiro político, e também foi cinco vezes vencedor do TOPBlog.

"Figura querida por todos, Daniel era um pilar de resistência, daqueles que não se furtavam às necessárias críticas e jamais fugiam do bom combate. Um dos imprescindíveis, como bem postulou Bertold Brecht", lamentou o blog Barão de Itararé. 

O falecimento de Pearl foi noticiado pelo Mídia Livre, antigo Blog da Dilma. “Caros companheiros e companheiras da Mídia Livre, com profundo sentimento de dor comunicamos o falecimento, ontem à noite, do nosso estimado companheiro, idealizador do Blog da Dilma hoje Mídia Livre, Daniel Pearl (Dirceu Bezerra de Oliveira), vítima de infarto quando chegava em sua casa”. 

A equipe destaca que Daniel "desempenhou um dos mais importantes papéis no desenvolvimento da mídia alternativa, de esquerda, contribuindo de modo decisivo para o enfrentamento da direita e seus representantes, abrindo o espaço para participação de centenas de pensadores de esquerda espalhados por todos os estados brasileiros e no exterior". 

O velória de Daniel aconteceu na Funerária Paz Eterna, em Fortaleza-CE, às 11h desta sexta-feira (7). A cerimônia foi aberta ao público que desejou fazer homenagens ao comunicador. 

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar