A contratação de Neymar pelo Santos fez com que o clube passasse do sexto para o primeiro lugar no chamado Índice de Popularidade Digital (IPD), medido pela Quaest, que leva em consideração sete plataformas de rede sociais digitais.
De acordo com o instituto, desde o anúncio do retorno de Neymar, o Santos só perde para o Flamengo em volume de menções, mas lidera em autores únicos. Isso significa que mais pessoas falaram sobre o clube paulista do que a respeito de qualquer outro time da Série A.
Entre 27 de janeiro e 19 de fevereiro, o time carioca teve 15,1 milhões de menções contra 14,7 milhões dos santistas. Em terceiro lugar, mais distante, aparece o Corinthians, com 10,2 milhões, e, em seguida, com quase a metade do volume dos dois líderes, o São Paulo, com 7,5 milhões. Palmeiras e Botafogo têm 6,3 milhões cada.
Já em quantidade de autores únicos de publicações, o Santos foi mencionado por 690,5 mil usuários, com o Flamengo aparecendo em seguida, chegando a 481,9 mil.
No mesmo período, o clube da Vila Belmiro viu o número de seguidores no Instagram crescer 98%, um acréscimo de 3,6 milhões de seguidores, com 144,7 milhões de likes, acréscimo de 1.000% em comparação com os 24 dias anteriores. Já no TikTok, o aumento foi de 133%, equivalente a 3,2 milhões de usuários, com 1 milhão de compartilhamentos, aumento de 1.200%.
O que é o IPD?
Foram coletadas menções no Facebook, Instagram, X, TikTok, Wikipedia, Google e YouTube.
O IPD, segundo a Quaest, mede a relevância de clubes, marcas e personalidades públicas analisando Fama, Engajamento, Valência, Mobilização e Interesse nestas plataformas digitais.