Todo mundo alguma vez viu uma foto sua muito antiga e fez cara de reprovação. Os anos e as décadas passam e a tendência natural é acharmos nossa aparência muito diferente daquela que temos hoje. Só que o jornalista César Tralli, da TV Globo, foi bem sacana e bem-humorado ao rever na telinha uma reportagem de sua autoria do longínquo ano de 1994. Era uma chamada com os destaques do Jornal Hoje, em meio à programação do SPTV 1ª edição.
O vídeo era sobre o período de implantação do real, a então nova moeda brasileira que há 30 anos colocava fim aos ciclos intermináveis de hiperinflação e de planos econômicos que eram verdadeiros fiascos. Tralli, que tinha 23 anos na ocasião, foi a uma loja no Centro de São Paulo para comprar um casaco e o desafio era fazer a compra parcelada usando cheques. O primeiro, que seria descontado no mesmo dia, era em cruzeiro real e o segundo, para o mês seguinte, já em real. A matéria consistia justamente em averiguar se a população sabia fazer a conversão para a nova unidade monetária.
Ao encerrar a reprise da matéria, o jornalista olhou de forma irônica para a câmera e disparou: “Depois de muitas tentativas, deu certo... A compra que eu fiz saiu sem sustos, e eu podia ter aproveitado e comprado um terno menor, né? Cabia uns três de mim naquele lá”.
Alan Severiano, que ainda estava ancorando o SPTV 1ª edição, voltou para a transmissão principal e brincou com o colega dizendo que mesmo passados 30 anos, “o seu formol continuava em dia”, insinuando que Tralli não envelhece e está muito bem aos 53 anos.
Veja o vídeo engraçado: