DEPOIS DO ESTRAGO

Jovem Pan pede "sinceras desculpas" a Ricardo Cappelli após associá-lo a fuga em Mossoró

Ex-secretário executivo do Ministério da Justiça havia anunciado processo contra a emissora após ter sua imagem utilizada em matéria sobre diretor de presídio demitido

Ricardo Cappelli.Créditos: Gabriela Biló/Folhapress
Escrito en MÍDIA el

A Jovem Pan News divulgou em diferentes plataformas, nesta sexta-feira (5), um pedido de desculpas a Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por tê-lo associado a fuga de detentos da penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte. 

A retratação veio após Cappelli, que ganhou destaque como secretário executivo do Ministério da Justiça do governo Lula e que foi o interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de janeiro, anunciar que vai entrar com um processo judicial contra a Jovem Pan

Isso porque a emissora publicou na rede X, o antigo Twitter, uma matéria sobre a demissão do diretor do presídio de Mossoró (RN) onde ocorreu a fuga de dois detentos - capturados na região de Marabá (PA) pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feirautilizando uma foto de Cappelli em vez de uma imagem do responsável pela unidade prisional

Ao repercutir o uso de sua imagem em uma publicação com a qual não tem nenhuma relação, Cappelli chamou a Jovem Pan de "organização criminosa". 

"A Jovem Pan virou uma organização criminosa. Resolveram agora produzir uma fake news utilizando uma foto minha. Serão processados. Espero que as associações e os jornalistas profissionais se manifestem sobre esse ABSURDO", escreveu. 

Em seu canal de televisão, site e redes sociais, a Jovem Pan, então, veiculou nesta sexta-feira um pedido de desculpas a Cappelli. 

"Ontem, ao informar a demissão de Humberto Gleydson Fontinele do cargo de diretor da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a Jovem Pan News, em seu perfil no X, o antigo Twitter, publicou, de forma equivocada, uma foto do ex-secretário executivo do Ministério da Justiça e atual presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Cappelli. A Jovem Pan News esclarece que Ricardo Capelli não tem qualquer relação com o episódio. A Jovem Pan lamenta o erro, pede desculpa ao senhor Ricardo Capelli e reforça o compromisso com a verdade", diz a retratação. 

"Jornalismo não é brincadeira"

Ao tomar conhecimento do pedido de desculpas da Jovem Pan, Ricardo Cappelli fez uma nova publicação nas redes sociais, sinalizando que não recuará do processo que pretende mover contra a emissora. 

"'Sinceras desculpas'. Errata. Depois do dano e do necessário combate, enviam "sinceras desculpas". A informação de qualidade é um bem público fundamental indissociável da democracia. Jornalismo não é brincadeira", escreveu.