RICARDO KOTCHO

Ricardo Kotscho detona artigo de Bolsonaro na Folha na própria Folha

Mesmo assim, a concessão do jornalão, que tenta se mostrar “aberto a críticas até mesmo a si próprio”, não redime a sua credibilidade

Ricardo Kotcho.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en MÍDIA el

O célebre e consagrado jornalista Ricardo Kotcho não se conteve. Ele foi à própria Folha e, num texto conciso, direto e claro, acertou na mosca ao fazer severa crítica ao fato de o jornalão paulistano publicar artigo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ironicamente chamado "Aceitem a democracia".

O texto, que circulou no último domingo (10), recebeu uma saraivada de críticas. Óbvio que a concessão da Folha, que tenta se mostrar “aberta a críticas até mesmo a si próprio”, não redime a sua credibilidade. E é exatamente neste ponto que Kotcho toca, ao lembrar ensinamento que sempre o guiou: "tem coisa que pode e tem coisa que não pode".

O veterano jornalista ressalta o acinte da publicação a partir de seu próprio título, vindo de um “notório golpista”, e ainda por cima, “sem que houvesse, no mesmo jornal, uma contestação firme e imediata aos absurdos, mentiras e insultos lançados contra a imprensa e as instituições”.

Mais adiante, Kotcho adverte: “O que está em jogo é a credibilidade de um veículo com mais de 100 anos de história. Esse é o momento em que a instituição deve uma resposta clara e firme a seus leitores.”

E, no final das contas, deixa claro, ao lembrar quem é Bolsonaro: “Os leitores mereciam uma análise contundente, que relembrasse seu histórico de ataques contra as instituições e a tentativa de golpe ao perder as eleições.”

E encerra:

“Permitir que alguém inelegível, cuja trajetória está marcada por afrontas à democracia, publique sem contrapeso um texto com o título "Aceitem a democracia" é, no mínimo, um golpe no estômago.”

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar