GUERRA

A resposta da Globo para o YouTube que deve definir os rumos da comunicação global

Dados divulgados pela plataforma de vídeos provocaram uma "guerra" e a ira dos dirigentes da emissora carioca

A resposta da Globo para o YouTube que deve definir os rumos da comunicação global.Créditos: Divulgação
Escrito en MÍDIA el

O Google anunciou, nesta semana, que o YouTube ultrapassou a audiência de todas as redes de TV aberta no Brasil. Um levantamento da Kantar IBOPE Media revelou que 74 milhões de pessoas assistem ao YouTube em televisores com internet, enquanto as emissoras de TV aberta, juntas, alcançam 73 milhões de espectadores. O estudo reflete a tendência de migração do público das plataformas tradicionais para as digitais e levou em conta diversas telas, como TVs conectadas, desktops, celulares e outros dispositivos.

Em resposta, a Rede Globo contestou os dados apresentados pelo Google, afirmando que foram obtidos via Target Group Index (TGI) a partir de declarações de 24 mil brasileiros. A emissora argumentou que essas informações não são verificadas para garantir se os espectadores realmente assistiram ao conteúdo.

 Como contraponto, a Globo apresentou números auditados do CPV 2023, que monitoram o consumo real de vídeos. De acordo com essa pesquisa, a TV linear representa 74,3% do consumo de vídeos no Brasil, contra 25,7% das plataformas digitais.

No que se refere ao mercado de TV aberta, a Globo lidera com 35,4% de todo o consumo de vídeos, sendo 38% maior que todas as plataformas de vídeo online combinadas e o dobro do YouTube.

 A emissora ainda destacou que seis trilhões de minutos de conteúdo foram consumidos em suas plataformas, mais de cinco vezes o total consumido no YouTube, considerando tanto a TV convencional quanto as conectadas.

Como se vê, essa disputa pela audiência entre o YouTube e as emissoras de TV, especialmente a Globo, promete acirrar-se ainda mais nos próximos anos.