DISPUTA JUDICIAL

Globo é condenada a pagar indenização milionária a ex-apresentador do “Encontro”

Jornalista recorreu à Justiça para reivindicar os salários referentes ao tempo em que apresentou a atração durante férias e folgas de Fátima Bernardes

Cenário do programa Encontro.Créditos: Divulgação/TV Globo
Escrito en MÍDIA el

A Globo foi condenada a pagar uma indenização no valor de R$ 9 milhões ao ex-apresentador do “Encontro”, Lair Rennó, que deixou a emissora em 2020.

O jornalista recorreu à Justiça para reivindicar os salários referentes aos seis anos em que comandou o “Encontro” durante férias e folgas da então apresentadora Fátima Bernardes.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Rennó alegou, ainda, que a Globo sonegou direitos previdenciários ao mudar, em 2014, seu contrato que era CLT para PJ.

Lair Rennó e Fátima Bernardes - Reprodução/Globo

O juiz Adriano Marcos Soriano Lopes, ao acolher os pedidos do jornalista, entendeu que a Globo cometeu fraude. “A prestação de serviços do apresentador Lair Rennó, como pessoa jurídica em prol da Rede Globo ‘constituiu intuito apenas de fraudar a relação de trabalho por meio da pejotização’ (art. 9º da CLT)”, destaca a sentença, obtida pelo Na Telinha, no UOL.

“Ante o exposto, declaro o vínculo de emprego entre a parte autora e a parte ré no período de 01/04/2014 a 31/01/2020, e, consequentemente, reconheço a unicidade contratual no período de 28/07/2003 a 18/04/2020. (…) Por corolário, declaro a nulidade dos contratos de prestação de serviços celebrados entre as partes, por não ter sido observada a realidade fática”, acrescenta o juiz. A decisão ainda cabe recurso.