DANO COLATERAL

"Viúvo do Twitter": entenda a história que emocionou e revoltou a internet

Bruno Baketa publicava "cartas" para a falecida esposa nas redes sociais, mas escondia uma outra história

"Viúvo do Twitter": entenda a história que emocionou e revoltou os internautas.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en MÍDIA el

Internautas brasileiros acompanhavam com certa angústia e dor no peito as publicações de Bruno Mendes, conhecido nas redes como "Bruno Baketa", que tratavam de sua esposa Ivy, falecida por embolia pulmonar decorrente de uma síndrome rara chamada Klippel-Trenaunay.

Em uma das publicações em memória de sua falecida esposa, Bruno Mendes escreveu: "Mô, senti uma necessidade muito forte de vir aqui na cachoeira onde batizamos Lulu. Coloquei os pés na água e fiquei pensando e relembrando várias coisas. Conversei com você e espero que você tenha me ouvido daí... E acredito que ouviu, porque te senti um pouco por perto. Eu te amo".

Desde a morte de Ivy, ocorrida em 4 de março, Bruno Mendes passou a fazer relatos cotidianos sobre a saudade que sentia de sua esposa e de sua filha, além de abordar a síndrome de Klippel-Tranaunay.

No entanto, a história que os internautas acompanhavam e se emocionavam através das publicações de Bruno Mendes escondia uma outra faceta.

Exposed

Na noite desta segunda-feira (17), a triste história de Bruno Mendes, que alcançou milhões de pessoas e se tornou matéria na revista Marie Claire e no jornal Folha de S. Paulo, sofreu uma reviravolta. Uma mulher, através de um fio publicado no Twitter, revelou que viveu uma história de amor com Bruno Mendes (Bruno Baketa) enquanto sua falecida esposa, Ivy, ainda estava doente.

"Vou compartilhar uma história pessoal que envolve o motivo pelo qual passei por tudo que passei nos últimos tempos. No último ano inteiro, eu estive envolvida em um relacionamento amoroso com um homem casado, acreditando que ele estava se separando para ficarmos juntos", inicia a mulher identificada como Luba.

Em seu relato, Luba afirma que Bruno Mendes dizia que estava se separando de Ivy. "Desde que nos conhecemos, ele me assegurou repetidamente que estava em processo de separação e que desejava construir uma vida comigo. Ele expressou seus sentimentos, compartilhou seus planos futuros e afirmou que estava em transição de seu relacionamento atual."

Luba também afirma que ela e Bruno Baketa chegaram a pensar em uma vida futura juntos. "Ao longo do último ano, compartilhamos momentos íntimos, construímos uma conexão profunda e acreditávamos que estávamos caminhando para um futuro juntos. Sua dedicação e carinho me levaram a confiar em suas palavras e acreditar que ele estava agindo de forma honesta e verdadeira."

Uma semana antes de sua esposa falecer, Bruno Mendes apareceu no apartamento de Luba pedindo para ela esperá-lo. "Em um fatídico dia de fevereiro, sua esposa faleceu. Uma semana antes, ele estava em meu apartamento pedindo que eu continuasse a esperar por ele. Mas, a partir da tragédia que aconteceu, fui me deparando com informações contraditórias que me fizeram questionar tudo que vivemos até ali."

Ao tomar conhecimento da superexposição que Bruno Mendes passou a dar a sua trágica história, Luba afirma que nunca se sentiu "tão enganada" em sua vida.

"Sei que não existe um manual para viver o luto, e que cada um reage às suas dores da forma que consegue. Mas através da superexposição que ele deu à sua própria tragédia familiar, ele foi contraditório em muitas coisas que me disse, e em muitas promessas que me fez", revela.

Em seguida, Luba afirma: "E eu nunca me senti tão enganada em minha vida. Os holofotes estavam todos virados para ele, e foi um claro caso de espetacularização de seu sofrimento. O 'viúvo do Twitter' ganhou muitos seguidores às custas da minha sanidade, expondo uma história que não parecia real para mim".

Após se dar conta da história em que havia sido envolvida, Luba afirma que adoeceu e tentou se matar. "Até hoje, não sei o que foi real. Entrei em surto. Fui diagnosticada com estresse pós-traumático, depressão severa que levou à automutilação e tentativa de suicídio. Eu carreguei uma culpa que não era minha, e isso fez eu querer que tivesse sido eu, não ela."

Bruno Mendes se pronuncia 

Após ser acusado de trair sua falecida esposa, a quem escrevia cartas de amor no Twitter, o fotógrafo Bruno Mendes, também conhecido como Bruno Baketa, divulgou uma declaração por meio de suas advogadas.

Confira: 

"As advogadas de Bruno Mendes, Dra. Camilla Xavier e Dra. Isabella Meijueiro, sócias do Meijueiro Advogados, informaram que há provas de que as informações passadas por Luiza da Cunha Lima Rocha não condizem com a realidade dos fatos e que as medidas judiciais estão sendo tomadas, sobretudo, para que os veículos de informação sejam impedidos de compartilhar notícias falsas. A pedido do Sr. Bruno Mendes, que está muito abalado com a superexposição, poupará a divulgação de detalhes sobre a vida íntima do casal. As informações que estão sendo veiculadas trata-se de grave ofensa à honra de pessoa falecida há 5 (cinco) meses, em que há uma família em luto e uma menor que merece ser resguardada neste momento de dor.

 Isto porque, a violação à honra da pessoa falecida produz profundos efeitos no meio social. No caso em apreço, a violação está causando dor aos familiares e amigos da falecida, além de contribuir para um cenário de baixa efetividade da proteção dos direitos de personalidade. O direito visa justamente o oposto: proteger ao máximo os atributos essenciais à condição humana. Daí a necessidade de se proteger post mortem a personalidade, sobretudo à honra, que resguardará a legitimidade para pleitear a adoção das medidas necessárias a inibir, interromper ou remediar a violação, como preconiza o art. 12, caput e parágrafo único do Código Civil Brasileiro".

Seguidores se revoltam

A história de Bruno Baketa atraiu a atenção de milhões, que se solidarizaram e emocionaram com as publicações de Baketa sobre a morte de sua esposa e o seu processo de luto.

Confira abaixo algumas reações:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Temas