ESTREIA

Ato 18: Fórum Filmes lança 1° episódio da série documental sobre o 8 de Janeiro

Obra histórica, dirigida pelo jornalista Luiz Carlos Azenha, retrata tentativa de golpe de Estado desfechada por bolsonaristas e traz entrevista exclusiva com a fonte da PF que revelou tudo

Escrito en MÍDIA el

Na próxima segunda-feira (5), a Fórum Filmes fará sua estreia oficial e apresentará para apoiadores e assinantes, em sessão exclusiva, o primeiro episódio da série documental “Ato 18: O golpe contra Lula”, dirigida pelo experiente jornalista Luiz Carlos Azenha. A obra retrata a tentativa de golpe de Estado levada a cabo por bolsonaristas que tinham a intenção de impedir a posse do novo presidente eleito, assim como de interditar seu governo nos primeiros dias do novo mandato do petista, numa ação que culminou com a invasão e destruição das sedes dos três poderes da República em 8 de janeiro deste ano, mas que se iniciou com os atos de terror nas ruas de Brasília ainda na noite de 12 de dezembro de 2022.

A Fórum teve papel central nos esforços que impediram o avanço do golpismo institucional operado na gestão de Jair Bolsonaro (PL), ao trazer revelações exclusivas passadas por um servidor da Polícia Federal lotado na Presidência da República, que apontava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), chefiado então pelo general da reserva Augusto Heleno, como cérebro das ações que tentavam demolir o sistema democrático brasileiro. Essa fonte, essencial para a História do Brasil, concedeu uma entrevista exclusiva para a série documental.

Para Luiz Carlos Azenha, o diretor da obra, uma vida inteira testemunhando o autoritarismo e a verve antidemocrática dos militares brasileiros serviu como combustível para que “Ato 18: O golpe contra Lula” fosse produzido, como forma de colaborar na defesa permanente do Estado Democrático de Direito no país.

“Eu testemunhei como criança a arbitrariedade da ditadura militar. Vivi ainda pequeno o AI-5 dentro de uma casa em que se militava contra o regime. Como jovem, vi a tentativa de golpe em 1977, quando a linha dura dos militares usou de terrorismo para tentar frear a volta da democracia. Como adulto, testemunhei o golpe contra Dilma em 2016. Da minha parte, a intenção sempre foi deixar um documento histórico, embora incompleto pelas circunstâncias, sobre mais uma tentativa de golpear a frágil e incompleta democracia brasileira”, disse Azenha.

O diretor de redação da Fórum, Renato Rovai, disse que o início oficial das atividades da Fórum Filmes é a consolidação de mais um projeto, que ainda conta com um dos portais progressistas mais acessados da internet e com um canal no YouTube de grande audiência, ambos com dezenas de milhões de visualizações mensais.

“Nós estamos lançando, com a Fórum Filmes, que é um projeto que há alguns anos temos debatido, para consolidá-lo na Fórum, essa produção, o ‘Ato 18: O golpe contra Lula’, que nos pareceu a obra adequada para dar a cara do que vai ser esse espaço de produção de documentários e de cinema da Fórum. Eu acho que a gente dá um salto do ponto de vista de qualidade do que é a Fórum, que agora além de ter um portal muito acessado e uma TV no YouTube, que é a TV Fórum, consolidada também, chegando a quase 20 milhões de visualização neste mês de maio de 2023, além da revista semanal, que já passa do número 60, assim como redes sociais robustas, lançar a Fórum Filmes com esta série documental é consolidar esse projeto, acima de tudo. Certamente esse é o primeiro documentário de muitos que ainda virão”, explicou Rovai.

A sessão começará às 19h30, com exibição do primeiro capítulo da série, para depois ter início um debate com Azenha. Todos que doaram no financiamento coletivo, além dos assinantes da Revista Fórum, receberam um e-mail com o link de acesso à sessão première. Quem não recebeu, deve enviar mensagem para o endereço eletrônico contato@revistaforum.com.br .

Se você não colaborou, ainda dá tempo de doar e participar desse registro histórico. DOE AQUI, ou via pix, pela chave: pix@revistaforum.com.br .

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar