Os bichos de estimação sempre tiveram muita visibilidade na internet. Fotos, vídeos, gifs e memes de cachorros e gatos estão presentes desde os primórdios das redes e se mantém populares, o que gerou a criação de diversas páginas e comunidades que compartilham momentos de fofura dos animaizinhos o dia inteiro em plataformas como Instagram, TikTok, Twitter e Facebook.
O consumo deste tipo de conteúdo chamou a atenção de pesquisadores da Universidade de Hiroshima, que realizaram um experimento com 132 estudantes universitários: mediram a produtividade antes e depois das pessoas visualizarem fotos de animais filhotes e adultos. O resultado do teste foi o aumento no desempenho para a realização de tarefas posteriores regulando sua velocidade conforme o que era exigido.
Além disso, os participantes da pesquisa classificaram os animais filhotes como mais “kawaii” (palavra em japonês que significa “fofo”, “bonitinho”) que adultos devido à infantilidade associada, o que os fez, consequentemente, aumentarem o resultado do desempenho.
O estudo foi publicado em 2012, numa época em que smartphones e a cultura cibernética ainda não possuíam influência contínua em nossas rotinas como nos dias de hoje, mas ganhou destaque nas redes nos últimos dias.
Num universo onde não há como se desconectar, a necessidade de consumir conteúdos que incentivam a produtividade e sentimentos bons pode ter aumentado.
Confira algumas páginas que compartilham fotos e vídeos fofos de bichinhos abaixo: