RACISMO

Ana Maria Braga e Patrícia Poeta são detonadas por erros graves ao falar de caso Vinicius Junior

Poeta interrompeu Manoel Soares em fala sobre racismo; Ana Maria Braga passa pano para europeus

Escrito en MÍDIA el

Na manhã desta segunda-feira (22), duas das principais apresentadoras da Rede Globo cometeram erros ao tratar do carro Vinícius Junior e causaram indignação das redes sociais.

Patrícia Poeta interrompeu Manoel Soares, seu co-apresentador, enquanto ele fava sobre o caso no programa 'Encontro'. É fato conhecido que Manoel é uma das vozes negras mais importantes da Globo.

Manoel teve que pedir para "concluir seu raciocínio" para não ser cortado pela apresentadora do programa. O caso se adiciona ao extenso histórico de climão e desentendimento entre Soares e Poeta no Encontro.

Já Ana Maria Braga, em seu programa Mais Você, definiu o caso como uma tentativa 'inadmissível'. Contudo, ela também "passou pano" para os espanhóis: "Gente, e os espanhóis não são assim. Italianos... O europeu normalmente não é".

O nome de ambas as apresentadoras foi parar nos trending topics do Twitter após as intervenções. Ambas foram duramente criticadas por suas respectivas posturas no caso.

Vale ressaltar que essa foi pelo menos o 12º caso de racismo envolvendo Vinicius Junior no campeonato espanhol. Em 2014, o jogador Daniel Alves - hoje preso por estupro - também foi vítima de injúrias racistas durante um jogo do Barcelona, na mesma liga.

De saída da Espanha?

O mundo do futebol aguarda um novo pronunciamento de Vinícius Junior, após os casos de racismo ocorridos durante o jogo entre o Real e o Valencia.

Desde o início do ano, se aventa a possibilidade de Vini Jr. sair de La Liga. A hipótese ganhou força após as recentes declarações do presidente da liga espanhola, Javier Tebas, ontem.

O jogador brasileiro desabafou nas redes e sobrou para os dirigentes do campeonato espanhol. "O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", disse o craque no último domingo.