CAMPEÃO DO CLIMA

Lula na Time: presidente tem perfil escrito por Al Gore na lista dos líderes mais influentes

Após 4 meses de governo, presidente figura entre as pessoas mais influentes do mundo. Lula foi capa da Time em 2022, meses após bolsonaristas propagarem fake com ex-presidente em destaque na publicação.

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en MÍDIA el

Em pouco mais de 100 dias de governo e após tirar do Brasil a pecha de pária internacional, com uma diplomacia ativa e altiva, Luiz Inácio Lula da Silva voltou à lista dos líderes mais influentes do mundo da revista estadunidense Time.

Lula aparece entre as 100 pessoas com maior influência no mundo em 2023 na lista divulgada nesta quinta-feira (13) no site da publicação.

O perfil de Lula é escrito pelo ex-vice-presidente dos EUA e uma das maiores lideranças mundiais no tema das mudanças climáticas, Al Gore.

No texto, Gore celebra a eleição de Lula - a quem se refere como "campeão do clima" - entre os fatos que fortaleceram a luta por soluções contra as mudanças climáticas.

"A Austrália elegeu um governo pró-clima e se comprometeu com maiores reduções de emissões; e depois de anos de degradação e destruição ambiental sancionadas pelo estado, o povo do Brasil escolheu um novo caminho ao eleger um campeão do clima em Luiz Inácio Lula da Silva", escreveu Gore.

O ex-vice de Bill Clinton lembra as promessas de Lula durante a campanha, "renovando o compromisso do país com a democracia, justiça e equidade econômica", e ressalta uma das principais bandeiras do brasileiro: a preservação do meio ambiente.

"Em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade. O Brasil abriga uma das maravilhas naturais mais importantes do nosso planeta: a floresta amazônica. Depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões. O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior", escreve.

"Do combate à perda florestal à aceleração da transição para energia limpa no Brasil, a liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática", finaliza Gore.

Lula na Time e Bolsonaro na Fake

Em maio de 2022, Lula já estava na capa da Time, que destacava que o ex-presidente brasileiro está retornando do "exílio político com a promessa de salvar a nação".

"Saindo do exílio político como um cavaleiro branco, Lula afirma que pode salvar o Brasil desse pesadelo. Mas pode não ser mais o mesmo país que ele governou. Sua economia está se recuperando da pandemia, com inflação de dois dígitos e nenhum boom de commodities no horizonte. Uma crise política de seis anos dividiu amargamente a sociedade. As brechas geopolíticas que o Brasil já atravessou se ampliaram, e o Ocidente está em uma nova guerra quente e fria com a Rússia", diz a publicação, que fez uma longa entrevista com Lula.

O fato provocou a ira de apoiadores de Jair Bolsonaro. Em fevereiro do mesmo ano, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, havia propagado uma capa fake da Time com Jair Bolsonaro, que viralizou entre os bolsonaristas até ser desmentida.

Inconformado com a publicação verdadeira, com Lula na capa, Salles foi nas redes sociais reclamar. "Quem liga para essa porcaria de revista Time?".  Não demorou muito para a invertida de um internauta chegar: "você", tuitou com uma imagem do perfil de Salles com uma capa fake da Time com Bolsonaro.

LEIA O PERFIL DE LULA NA TIME (em inglês)

Temas