A edição 24 do Big Brother Brasil está a menos de um mês de distância. O novo ano do reality mais popular do Brasil terá seu primeiro episódio no dia 8 de janeiro de 2024.
Faltando pouco mais de três semanas para o início do reality, especulações sobre quem serão os famosos a fazerem parte do elenco e mudanças na dinâmica do jogo – e no prêmio – já começam a ser divulgadas. Confira tudo o que se sabe sobre o BBB 24 até agora.
Te podría interesar
Quem serão os participantes
No último dia 6, o portal Terra divulgou uma lista, que teria vazado, com os participantes que devem compor o “Camarote” – grupo de famosos – do BBB 24. São eles:
- Kéfera (atriz e influencer)
- Leo Lins (humorista)
- Gabi Melim (cantora)
- MC Kevinho (cantor)
- Matheus Abreu (ator)
- Maria Pinna (atriz)
- Cesar Cielo (atleta)
- Urias (cantora)
Em outro rumor, o site Área Vip divulgou que a produção do BBB 24 estaria em negociação com o sertanejo Matheus Gabriel, ex-namorado da cantora Maiara, da dupla com Maraisa.
Te podría interesar
Já o colunista André Romano, do Observatório da TV, afirma que a influenciadora e ex-esposa de Cauã Reymond, Mariana Goldfarb, será uma das integrantes do Camarote. O jornalista também afirmou que a ex-ginasta Daiane dos Santos e a atriz Danielle Winits foram procuradas.
O Portal Leo Dias, por sua vez, disse que a atriz Priscila Fantin foi um dos primeiros nomes procurados pela produção do programa para integrar o elenco. E a jornalista Mariana Morais, do Correio Braziliense, aposta na atriz Marcella Rica.
No lado dos participantes do grupo “Pipoca”, Boninho, diretor da atração, afirmou que esta edição não terá médicos, em resposta à vitória da médica Amanda Meirelles em 2023. O chefão do BBB disse ainda que um fator foi fundamental para escolher o elenco de pipocas: ter o nome sujo no Serasa, resumindo que o BBB será “mais popular” em 2024.
Foi revelado pela Globo que a edição contará ainda com um terceiro grupo de participantes, que não foi especificado.
No campo dos apresentadores, Tadeu Schmidt continua à frente da atração e, após eliminar o humorista Paulo Vieira do programa, a produção teria entrado em negociações com o ator Luís Miranda para comandar o novo quadro humorístico do reality.
Mudanças na dinâmica de votação e na premiação
O prêmio do BBB 24 promete ser o maior da história do programa, podendo chegar a R$ 3 milhões, o que supera o prêmio recordista até então, de R$ 2,88 milhões, no BBB 23. Para conquistar o montante, os participantes passarão por dinâmicas de votação diferentes das vistas até agora no programa.
O jogo será dividido em duas fases. Na primeira, o público vota em quem quer que permaneça na casa, um modelo diferente do seguido até agora pela atração – e semelhante ao do reality concorrente, “A Fazenda”. Nesse caso, o eliminado é aquele que receber a menor porcentagem dos votos.
Já na segunda fase, o sistema tradicional de votação retorna e o público vota em quem quer eliminar do reality, ou seja, o eliminado é quem recebe a maior porcentagem dos votos. A data da mudança de fase não foi revelada e deve ser decidida ao longo do jogo pela produção.
O modo como os votos são computados também muda. Para evitar a dominância de uma torcida sobre outra, agora o BBB conta com dois modelos de votação.
O primeiro é o chamado “Voto da Torcida”, em que o espectador pode votar quantas vezes quiser por meio de sua conta na Globo, como já acontecia no programa. A novidade fica por conta do chamado “Voto Único”, no qual o votante deverá informar seu CPF, cuja autenticidade será verificada, e poderá votar uma única vez por Paredão.
A Globo informa que cada modelo de votação terá o peso de 50% no resultado final, que será a média ponderada dos dois formatos.
Mudanças na casa e no jogo
A Globo anunciou que a decoração da casa nesta edição será inspirada em contos de fadas. "Tudo com uma decoração novinha que vai mexer com a imaginação dos participantes e do público", disse uma das chamadas do BBB 24.
Além do tradicional quarto do Líder e os outros dois ocupados pelos participantes, cujos nomes variam de edição para edição, a casa do BBB 24 contará com mais um quarto, o que deve impactar na divisão de grupos do reality.
Os poderes do Líder também mudam. Agora, o participante mais poderoso da semana não tem mais o privilégio de escolher quem assiste à sessão semanal de cinema da casa, que deve ser aberta a mais participantes. No entanto, ele comandará uma dinâmica inédita à sextas-feiras e também terá uma câmera exclusiva o acompanhando através do uso de inteligência artificial.
Outra novidade é a eliminação do "Jogo da Discórdia", dinâmica em que os participantes da casa falavam uns sobre os outros, frequentemente resultando em brigas prolongadas. O quadro foi retirado devido à falta de patrocínio de marcas, uma vez que não proporcionava retorno financeiro à emissora, de acordo com o site Notícias da TV.
No lugar, entrará o jogo do “Sincerão”. Ele está previsto para ocorrer às segundas-feiras, no dia seguinte à formação do Paredão, que seguirá acontecendo todos os domingos.