Mestre em linguística pela Unicamp e pesquisador especializado em discurso e linguagem, Gustavo Conde se tornou conhecido na cena progressista com artigos de opinião publicados nas redes e em sites progressistas ao longo do ano de 2016. Seus temas preferenciais consistiam na denúncia do golpismo das elites brasileiras, nos alertas sobre a perseguição a Lula feita pela Lava Jato e na mobilização do ânimo democrático em setores da esquerda que se dispersava à medida que o fosso miliciano capitaneado por Bolsonaro se aproximava.
A partir daí, ele passou também a fazer lives em seu perfil no Facebook, o que foi um passo para montar um canal no YouTube e profissionalizar suas transmissões.
O comunicador, no entanto, participa de maneira singular no ecossistema digital progressista: produz seu conteúdo de forma independente e o “compartilha” com canais interessados em reproduzi-lo, de maneira a ampliar seu alcance e pontos de interlocução. Com isso, segundo suas palavras, ele “agrega comunidades, inclui diversidade crítica e expande os horizontes da escuta social materializada nos comentários de um público heterogêneo dentro da esquerda”.
No atual momento, Conde apresenta dois programas televisivos na TVT e mantém parcerias longevas com o jornalista Luis Nassif, Opera Mundi e Jornalistas Livres. Ele também assumiu há um ano a coordenação de mídias sociais do Prerrogativas, influente grupo de advogados na cena política brasileira, além de apresentar lives semanais para a Associação de Juristas para a Democracia, a ABJD.
Conde se diz entusiasmado diante da nova parceria com a Fórum:
“A Fórum é referência na cena democrática brasileira. Sua página principal é criteriosa na disposição dos destaques, na oferta de pautas (não apenas políticas stricto sensu) e no time de colunistas, que atualiza uma cena crítica de alta densidade e diversidade, consolidando a transparência de uma linha editorial baseada na defesa irrestrita da democracia”.
A abertura da “Live do Conde” é assinada pela designer gráfica Jordana Hissa, especialista na técnica de stopmotion, e a trilha sonora é assinada pelo compositor Joca Freire, que compôs o “Tema do Conde” especialmente para o programa. O logotipo e outros elementos visuais e musicais utilizados por Conde são de autoria do ilustrador Fernando Carvall e do compositor Thiakov, músico brasileiro radicado em Lisboa.
Conde postou uma mensagem em sua página no Facebook:
“Meus amores,
Trago uma boa nova. A partir desta segunda-feira, dia 13, a Live do Conde passa a ser exibida pela TV Fórum no YouTube. Essa nova parceria é uma oportunidade para renovar os trabalhos e lembrar um pouco da história subscrita nessa aventura democrática que é mobilizar as redes em nome do espírito crítico.
A oportunidade, no entanto, também se desdobra em um gesto: é a chance para manifestar minha admiração por um veículo que se destaca no ecossistema digital-progressista, seja por seu comprometimento com o bom jornalismo, seja pela qualidade técnica de suas produções audiovisuais.
A Fórum é referência na cena democrática brasileira. Sua página principal é criteriosa na disposição dos destaques, na oferta de pautas (não apenas políticas stricto sensu) e no time de colunistas, que atualiza uma cena crítica de alta densidade e diversidade, consolidando a transparência de uma linha editorial baseada na defesa irrestrita da democracia.
O que mais impressiona na Fórum, no entanto, é a qualidade do texto. E quem afirma isso é um linguista bastante machucado com a truculência gramatical das mídias convencionais - que também costumam atingir o ápice da subserviência intelectual com seus pressupostos elitistas e imperialistas.
Quem lê um texto jornalístico da Fórum percebe o cuidado com a redação e revisão, com o ritmo, as premissas, os hiperlinks, a checagem e com o tom não dogmático e/ou partidarizado, traço fundamental para a construção de uma comunidade leitora crítica instada a participar de um projeto editorial, com formulações e reações.
É por isso que fazer parte desse projeto, ainda que de maneira muito discreta, preenche o meu vício por desafios. E é por isso que celebro com vocês mais uma etapa dessa jornada incansável que é debater o país de maneira democrática, irreverente e repleta de provocações.
Viva a Fórum! Viva a interação democrática! Viva o futuro que se traduz no hoje”.
Um dos programas prediletos de Lula na prisão
A “Live do Conde” junta provocações, ousadia e uma certa dose de humor e ternura. Em suas transmissões, une a defesa da democracia à irreverência de um espírito crítico malicioso e audacioso.
O Canal ficou conhecido por ser um dos programas prediletos do Presidente Lula na prisão. O então assessor de Lula, Marco Aurélio Ribeiro (hoje, Chefe de Gabinete da Presidência da República), relatou certa vez a Conde que a “Live do Conde” não podia faltar, “senão vinha reclamação”.
A proximidade do trabalho de Gustavo Conde na rotina de Lula resultou em várias cartas do presidente para o linguista e vice-versa, além de uma relação de afeto que culminou em uma entrevista de 3 horas de duração em um domingo de dia dos pais (9 de agosto de 2020).
A live se consolidou e Gustavo Conde passou a fazer também entrevistas com personalidades para a cena política do país.
Live do Conde:
Quando: De segunda a sexta às 23h.
Onde: na TV Fórum.