ELEITOREIRO

Saiba como a imprensa internacional descreveu ato de Bolsonaro em Brasília neste 7 de Setembro

Grandes jornais da Argentina, Estados Unidos e Espanha questionam caráter eleitoreiro e golpista das celebrações encabeçadas pelo presidente; confira

Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro durante desfile cívico-militar do 7 de Setembro em Brasília. Créditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil Créditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Print do Washington Post de 7 de Setembro de 2022.
Print da agência Reuters de 7 de Setembro de 2022.
Print do El Pais de 7 de Setembro de 2022.
Print da CNN de 7 de Setembro de 2022.
Print do Clarín de 7 de Setembro de 2022.
Escrito en MÍDIA el

A imprensa internacional qualificou a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas comemorações dos 200 anos da independência do Brasil em Brasília como eleitoreira e, em alguns casos, golpista ou conspiracionista. Para os jornais de principal destaque de países como Estados Unidos, Argentina e Espanha, além de agências internacionais de notícias como a Reuters, o presidente claramente esvaziou as instituições e a democracia brasileira ao aparelhar a celebração que seria de todo o país, não apenas do seu governo e apoiadores.

O Clarín, conhecido jornal da direita argentina por exercer dura oposição aos governos progressistas do país, disse no título da sua matéria sobre o tema que Bolsonaro deu “um discurso eleitoral” na manhã deste sete de setembro em Brasília. Também em língua espanhola, o El País, da Espanha, estampou a seguinte manchete: “Bolsonaro transforma o bicentenário da independência do Brasil em um ato eleitoral”. A matéria assinada por Naiara Galarraga ainda diz que Bolsonaro mobiliza suas bases com discursos golpistas a fim de rebater as pesquisas que colocam o ex-presidente Lula (PT) como principal favorito a vencer as eleições de outubro.

Já na imprensa dos Estados Unidos, o Washington Post e a CNN foram na mesma linha. O jornal da capital estadunidense colocou que o presidente brasileiro capitalizou a data em benefício próprio, despertando na oposição o medo de que use os festejos para descredibilizar o processo eleitoral. Já o canal de televisão é mais direto e denuncia os chamados golpistas de Bolsonaro. Em tradução livre, o título da matéria diz: “Enquanto militares brasileiros lançam tanques para o Dia da Independência, Bolsonaro diz para os apoiadores tomarem posições”. Também a agência Reuters publicou uma matéria fazendo análises semelhantes às dos outros veículos.

Bolsonaro esteve na manhã desta quarta-feira, 7 de setembro, em Brasília, para desfile cívico-militar e discursou para empresários no Planalto. No período da tarde, o presidente está no Rio de Janeiro, em Copacabana, onde apoiadores aguardam um discurso presidencial. De noite ele estará no Estádio do Maracanã para acompanhar o duelo entre Flamengo e Velez Sarsfield pela semifinal da Copa Libertadores da América.