Uma atitude da apresentadora Thalita Morete, da TV Globo, durante o programa É de Casa gerou críticas nas redes sociais nesta segunda-feira (13). No programa que foi ao ar no último sábado (11) Morete estava com uma bandeja de cocada nas mãos e fez a cozinheira Silene, negra, levantar-se e servir os demais convidados.
“Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa, vai servir todo mundo, Silene", disse a apresentadora Thalita Morete. "Por favor, pode oferecer que tá todo mundo querendo sua cocada”, completou.
Silene estava sentada assim como os demais convidados e, constrangida, foi obrigada a se levantar pela exigência da apresentadora. A cozinheira é moradora da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e faz sucesso com suas cocadas.
Diante da situação, o apresentador Manoel Soares - único negro na apresentação da atração - se levanta e diz que vai ele servir os convidados.
"Olha só, vamo fazer o seguinte, eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar pra quem eu vou servir porque você não vai servir ninguém”, disse o apresentador.
Thalita não se dá conta da situação e segue dando ordens para a cozinheira convidada e, agora, para seu colega negro de apresentação.
A cena gerou muitas críticas a Thalita Morete nas redes sociais e muitos elogios a Manoel Soares.
Atualização às 20h: O nome da cozinheira aparece nos portais da Globo grafado de duas maneiras: Silene e Cilene. A Fórum optou por atualizar para "Silene" por ser a grafia que aparece durante o programa.
Assista à cena em que Thalita Morte é acusada de ter cometido racismo: