O correspondente da Globonews em Nova York Jorge Pontual desrespeitou especialistas chamados para dar entrevistas sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia. O historiador Rodrigo Ianhez, estudioso do período soviético, acusa Pontual de ter dado "um chilique", "achincalhando" ele "sem qualquer direito de resposta".
"Peixe morre pela boca. Falta absoluta de respeito e profissionalismo. A GloboNews me chama para apresentar a visão russa da questão, cortam minha participação e o dinossauro Jorge Pontual dá um chilique me achincalhando sem qualquer direito de resposta", conta Ianhez.
Te podría interesar
Para o historiador, o mais "indignante" é que a emissora pediu que ele fosse ao programa apresentar a posição russa, que contradiz os interesses dos Estados Unidos, país defendido por Pontual.
"Já coloquei aqui e repito. Essa guerra é uma tragédia. Fui atacado justamente por criticar o Putin, mas Jorge Pontual não admite nada que fuja minimamente do script dos Estados Unidos da América ao qual ele serve", diz o especialista.
Te podría interesar
"A todo momento eu pontuei: segundo o governo russo, segundo Putin, segundo a imprensa russa... Os produtores pediram desculpas, mas né? Tarde demais. Ainda mais agora sabendo que Jorge Pontual desrespeitou outro acadêmico que ousou sair do script da política externa americana", complementa.
Pontual desrespeitou especialista que foi falar sobre a China
De acordo com internautas, Pontual também criticou outro professor que foi chamado para falar sobre a China dentro do conflito. "Ele explicou porquê, dentro das leis internacionais, para a China não havia ainda uma invasão russa à Ucrânia. Apenas explicou o artigo que fala sobre, sem dar qualquer juízo de valor. Pontual só faltou xingar de filha da puta pra baixo o professor", explicou uma pessoa.
Em um dos vídeos disponíveis na internet, Pontual é chamado para fazer um comentário e aproveita para criticar Ianhez.
"Eu fiquei muito indignado quando eu ouvi um historiador que mora em Moscou, nosso convidado a pouco, justificar o Vladimir Putin dizendo que a Ucrânia nunca foi uma nação independente até 1991. Ele se diz historiador e não sabe história", afirma o jornalista da GloboNews. "O Putin reescreve a história e aparece gente na televisão, aqui na GloboNews, dizer que ele tem razão", continua.