A apresentador Luciano Huck, da TV Globo, precisou ir às redes sociais para pedir desculpas por uma pergunta utilizada em seu programa dominical, no último fim de semana, no quadro ‘Quem Quer ser Um Milionário’, que funciona como um quiz que é prêmios em dinheiro.
Durante a última edição do Domingão do Huck, o artista que dá nome à atração perguntou a um dos participantes “Qual destas frases foi dita por George Floyd antes de ser assassinado em 2020 e virou um grupo de protesto contra o racismo?”, em referência ao homem negro morto por asfixia pela polícia de Minneapolis, nos EUA, que gerou protestos em todo o planeta.
O advogado e colunista Thiago Amparo, ativista pelos direitos dos cidadãos negros, então, foi ao Twitter advertir o apresentador por conta do teor da pergunta.
“Oi, Luciano... Sei que me segue aqui e já trocamos ideias! Vamos falar sobre essa pergunta? Para pessoas negras, o caso do Floyd (e tantos outros Floyds brasileiros) é traumático ao ponto de fazer com que colocar suas últimas palavras num quiz de entretenimento seja inaceitável”, escreveu o advogado.
Huck, logo após ver a reação do ativista, foi à mensagem publicada e respondeu, se desculpando pela atitude.
“Você tem toda razão sobre a pergunta formulada. Estou cada vez mais consciente do quanto devo evoluir no letramento antirracista além da intenção. Não tenho acesso prévio às perguntas e desta vez não tive a presença de espírito para reagir de imediato. Errei. Peço desculpas. E vamos conversar”, respondeu o apresentador.