Natura é a quarta empresa a retirar anúncios da Jovem Pan desde que o movimento Sleeping Giants, com atuação nas redes sociais, iniciou uma campanha pela desmonetização do grupo de mídia. Definido em seu perfil no Twitter como "movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news", o grupo, que tem forte atuação nessa rede, lançou o #DesmonetizaJP. O movimento denuncia promotores de fake news e em agosto seus integrantes compuseram uma mesa no Festival do Conhecimento da UFRJ sobre "Como desmonetizar discursos de ódio".
Como parte da campanha pela desmonetização do grupo Jovem Pan, fizeram um levantamento e denunciam que Geroge Washington de Oliveira Sousa, preso por ter confessado fabricar uma bomba caseira com o intuito de contribuir para uma ação terrorista em Brasília, "acompanhava de perto a Jovem Pan". De acordo com os Sleeping Giants, "segundo dados do Twitter, 20% das contas seguidas pelo extremista são da Jovem Pan, de seus comentaristas ou ex-comentaristas". Em nova postagem, acrescentam a informação de que apenas dois veículos de mídia são seguidos pelo homem acusado de terrorismo, a Jovem Pan e a Revista Oeste. Em seguida, detalham quais são os comentaristas da JP seguidos por George Washington Sousa.
Te podría interesar
Início da campanha
No dia 15 de dezembro foi feita uma postagem no perfil dos Sleeping Giants comemorando a desmonetização do canal no extremista Paulo Figueiredo pelo próprio Youtube. Figueiredo é neto do general João Figueiredo, que presidiu o país durante a Ditadura Militar, e defende posições de extrema-direita como colunista da Jovem Pan.
Menos de uma semana depois, no dia 21 de dezembro, lançaram pela primeira vez a hashtag #DesmonetizaJovemPan com um texto curto explicando a campanha: "Ano passado, 5 pessoas morreram após terroristas invadirem o Capitólio para atacar a eleição. Recentemente, Brasília mostrou que seremos reféns de um novo Capitólio enquanto a Jovem Pan lucrar com discursos golpistas. Nos ajude a salvar a nossa democracia, #DesmonetizaJovemPan". Além do texto, um vídeo de menos de 2 minutos , que já teve mais de 300 mil visualizações, disponível ao final desta matéria.
Te podría interesar
Um por um
A partir de então, o perfil passou a fazer postagens marcando as empresas que tinham anúncios veiculados nos canais da Jovem Pan, denunciando que estavam contribuindo com um canal "estimula um golpe no país". Já no primeiro dia convenceram a empresa de telefonia Tim a desmonetizar o grupo de mídia, retirando seus anúncios.
A campanha chegou a ser o 1º assunto nos Trend Topics (TT) Brasil na última quinta (22) e no dia seguinte, após uma tentativa de derrubarem a hashtag escolhida, houve uma alteração, para #DesmonetizaJP. A nova tag alcançou em 8ª posição.
Empresas que aderiram
A empresa Quinto Andar retirou anúncios do site da Jovem Pan, a telefônica TIM excluiu anúncios da TV e do Rádio, a alimentícia Burger King também aderiu à campanha, e a conquista mais recente, após um pedido para que a empresa deixasse de anunciar na "propagadora de discurso golpista", veio nesta terça-feira (27), quando a Natura postou uma resposta. "Olá, Sleeping! Obrigada pelo aviso, viu? Já removemos o anúncio. Vamos transformar a internet em um lugar mais bonito!", diz o texto postado no perfil do avatar institucional da marca, o Nat Natura.
Em alguns veículos chegou a sair a informação de que o C6 Bank também aderido ao boicote, entretanto não passou de uma "barrigada", como se diz no jargão jornalístico, em função de uma resposta dúbia da empresa, que por enquanto não consta na lista das marcas divulgadas pela campanha dos Sleeping Giants via Twitter e grupo de whatspp.
Com a campanha em curso a menos de uma semana e com resultados importantes já alcançados, a tendência é que a cobrança para que anunciantes se afastem do veículo classificado como propagador de fake news se intensifique a partir de janeiro.
Confira a postagem de lançamento da campanha com o vídeo preparado pelos Sleeping Giants: