PRECARIZAÇÃO

RedeTV! ofereceria comida com baratas, larvas, besouros e pedras a funcionários, dizem sindicatos

Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas de SP oficiou a emissora de televisão com base em relatos dos funcionários, que não recebem vale refeição e precisam comer no restaurante da empresa

Funcionários da RedeTV! teriam encontrado até mesmo baratas nas refeições servidas dentro da emissora.Créditos: Reprodução
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Os sindicatos dos Jornalistas e Radialistas de São Paulo informaram, nesta quarta-feira (14), que oficiaram o setor de Recursos Humanos da emissora RedeTV! com denúncias de má qualidade das refeições oferecidas pela empresa aos funcionários e com uma proposta para resolver o problema sem precisar que a situação seja levada às autoridades. 

Segundo os sindicatos, os funcionários da emissora do bolsonarista Marcelo de Carvalho não recebem vale alimentação e, aqueles que ganham salários menores e não podem fazer as refeições em outros locais, precisam comer em um restaurante terceirizado que fica dentro das instalações do canal da TV, localizado em Osasco. 

Com base em entrevistas com esses trabalhadores, os sindicatos afirmam que a comida servida no restaurante tem "qualidade duvidosa" e que muitos já se depararam com insetos e até pedras nas refeições

"Uma pesquisa entre empregados e ex-empregados da emissora encontrou uma diversidade de depoimentos e testemunhos ricos em detalhes das doenças provocadas pela comida ou dos objetos e até mesmo bichos encontrados nos alimentos servidos no almoço e no jantar pela empresa terceirizada. Os entrevistados para esse relatório afirmam terem encontrado lagartas, besouros e lesmas na salada, cabelo, pedra no arroz e no feijão, além de caco de vidro", diz o ofício encaminhado ao RH da RedeTV!. 

"Recentemente, entre os meses de outubro e novembro de 2022, um dos radialistas contratados comeu parte de uma barata que estava na sopa. Por mais chocante e nojento que pareça, não foi a primeira vez. Uma funcionária disse que já aconteceu antes – algumas vezes. E um jornalista da TV contou que na época dele, mais de uma década atrás, houve outro caso de barata na comida", prosseguem os sindicatos. 

Além dos objetos estranhos na comida, os funcionários da emissora relatam que, há anos, as refeições servidas são extremamente salgadas e que deixam um "gosto na boca durante horas. Impregna os dentes de tal maneira que mesmo depois de escová-los continua revesti-los". 

No documento encaminhado à empresa, os sindicatos propõem medidas para resolver o problema. São elas: 

  • Oferecimento de R$ 29,00 de tíquete alimentação que poderá ser depositado em VR e/ ou VA conforme a escolha de todos os trabalhadores da emissora, inclusive os trabalhadores PJs;
  • A manutenção de um ou mais restaurantes dentro da emissora para que o trabalhador possa escolher onde usar o tíquete;
  • Oferecimento de diferentes pratos, sendo um vendido a R$ 10,00, subsidiado e mais simples para trabalhadores que ganham menos;
  • Tabela de descontos sobre o valor do VR/ VA em folha de maneira progressiva com base no salário do trabalhador

O que dizem a RedeTV! e o restaurante terceirizado

Em nota, a RedeTV! negou as denúncias e informou que "fornece refeições de qualidade através de restaurante terceirizado, que apresenta um cardápio variado e balanceado". 

"Regularmente todos os colaboradores, elenco e convidados se utilizam do restaurante, que é sempre supervisionado pelo departamento de RH. Além disso, em suas amplas instalações, a empresa ainda dispõe de uma lanchonete e frequentemente há food trucks variados", diz o comunicado. 

Já a Sapore, responsável pelo restaurante na emissora, admite "casos pontuais", mas se diz "surpresa" com a denúncia. "A Sapore possui um restaurante corporativo dentro da Rede TV! há mais de 10 anos e se surpreende com essas denúncias, pois ao longo desse período não recebeu reclamação formal por parte de clientes e consumidores da própria empresa relacionada à qualidade e sabor das refeições. Houveram ocorrências pontuais, mas que foram identificadas rapidamente e prontamente sanadas", afirma a empresa em nota enviada ao site Notícias da TV. 

"Diante do exposto, a empresa se compromete a realizar uma nova pesquisa de satisfação com clientes e consumidores buscando sanar possíveis descontentamentos apontados na matéria. A Sapore está aberta ao diálogo e à disposição para quaisquer outros esclarecimentos, bem como reafirma seu compromisso em fornecer uma excelente alimentação nos seus mais de mil estabelecimentos espalhados pelo país e exterior. São 30 anos de atuação no mercado, sendo uma referência no segmento que atua e sempre priorizando a qualidade de seus serviços", prossegue.