DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS

Augusto Nunes é afastado do "Pingos nos Is" da Jovem Pan e só retorna após o segundo turno

Emissora, alvo do TSE por divulgação de fake news, afastou o comentarista após novos ataques ao vivo contra o ex-presidente Lula

Augusto Nunes e Jair Bolsonaro.Créditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

O bolsonarista Augusto Nunes, comentarista da rádio Jovem Pan, informou nesta terça-feira (25) que foi afastado do programa "Os Pingos nos Is" até, pelo menos, após a realização do segundo turno das eleições, a ser realizado no próximo domingo (25). 

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

A emissora é alvo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por divulgar fake news contra Lula (PT). A campanha do petista entrou com ação após comentaristas da Jovem Pan, entre eles Augusto Nunes, dizerem que o ex-presidente não foi inocentado, mas sim "descondenado", chamarem-no de "ladrão" e sugerirem que o candidato tem relações com o crime organizado, além de que, se eleito, Lula perseguirá cristãos. Todas as afirmações são mentirosas

Decisão

Na última semana, então, o TSE concedeu direito de resposta a Lula e determinou, sob pena de multa, que o comentaristas não reproduzam mais as mentiras sobre o petista. A Jovem Pan, por sua vez, se colocou na posição de vítima, encampando a narrativa de estaria sendo "censurada" - o que não é verdadeiro, pois a legislação eleitoral veda divulgação de fake news -, mas emitiu um comunicado interno orientado seus comentaristas a não utilizarem determinadas palavras para se referir a Lula, entre elas "ex-presidiário", "descondenado", "ladrão" e "corrupto".

Augusto Nunes, no entanto, voltou a atacar Lula com esses termos no programa "Os Pingos dos Is" de segunda-feira (24). "Hoje, pressionado pelo TSE e por Lula, a direção de Jornalismo da Jovem Pan dispensou-me dos Pingos até segunda que vem", anunciou o comentarista nesta terça-feira.