O líder indígena Ailton Krenak deu uma invertida na apresentadora do Roda Viva, Vera Magalhães, no programa que foi ao ar na noite desta segunda-feira (19) pela TV Cultura.
Após responder a Denilson Baniwa, articulador indígena, que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, "joga no campeonato do fim do mundo", Krenak foi confrontando por Vera, que ressaltou que "ele é uma pessoa muito articulada politicamente, diferentemente de outros ministros, igualmente nocivos, que caíram pela exoticidade".
"Vera, uma pessoa articulada não é a mesma coisa que uma pessoa subserviente. Esse sujeito é medíocre, é subserviente, está ali para executar um plano danoso para a soberania ambiental do Brasil. Ele participa de uma conspiração para transformar o Brasil no país que liquidou sua biodiversidade. Ele deve estar a serviço de uma bandidagem muito poderosa. Ele não é articulado, não. Ele é um sujeito subservente", respondeu Krenak.
A jornalista, então, insistiu explicando que teria dito que quando disse articulado "não é no sentido da fala, não, é no sentido de ter conexões com empresas, pessoas poderosas em várias dessas áreas que ele busca promover".
Krenak então vai à tréplica: "É… o Moro tinha também muita articulação, com muita gente". A entrevistadora então passa a entrevista chamando outra jornalista: "Renata".