Le Monde aponta que Moro e Lava Jato foram usados pelos EUA para fins geopolíticos contra o Brasil

O jornal francês classificou a operação como "maior escândalo judicial do planeta"

Moro, maior 'estrela' da Lava Jato, no Wilson Center em Washington, EUA, em julho de 2016 (Reprodução)
Moro, maior "estrela" da Lava Jato, no Wilson Center em Washington, EUA, em julho de 2016 (Reprodução)
Escrito en MÍDIA el

O jornal francês Le Monde publicou em sua edição de sábado (10) uma reportagem que destrincha a atuação da Operação Lava Jato no Brasil e mostra que o ex-juiz federal Sergio Moro possui laços com os Estados Unidos desde 2007, quando o presidente do país ainda era George W. Bush.

A matéria, assinada por Gaspard Estrada e Nicolas Bourcier, traz a seguinte chamada: "Um magistrado considerado 'tendencioso', às vezes ilegal e à sombra dos Estados Unidos: a maior operação anticorrupção da história do Brasil tornou-se seu maior escândalo jurídico. Meses de investigação foram necessários para que o 'Le Monde' traçasse o outro lado dessa cena".

A reportagem aponta que Moro foi recrutado pelos Estados Unidos em 2007 para conhecer os métodos usados pelos estadunidenses e atuar em favor do país sem parecer um "peão". A reportagem, então destaca que a lei anticorrupção de 2013 e a formação do grupo de trabalho - prática estimulada pelos EUA - da Lava Jato surgiram com objetivos geopolíticos.

"Para os Estados Unidos, trata-se de reduzir a influência geopolítica do Brasil na América Latina, mas também na África", diz a matéria.

Segundo o Le Monde, os promotores do Departamento de Justiça dos EUA estavam "monitorando de perto a situação política no Brasil" diante da iminência do processo de golpe parlamentar contra a ex-presidenta Dilma Rousseff.

"Quando Lula foi condenado por 'corrupção passiva e lavagem de dinheiro' em 12 de julho de 2017, poucos jornalistas relataram que essas acusações foram pronunciadas 'por fatos indeterminados'", diz ainda o texto.

A reportagem foi traduzida na íntegra pelo Brasil 247, confira aqui

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar