Sondada como vice em uma virtual chapa com Lula e incluída entre as 100 pessoas mais influentes do mundo na revista Time - com texto de apresentação escrito pelo ex-presidente -, a empresária Luiza Trajano foi listada pelo Financial Times como uma das 25 mulheres de maior influência no planeta.
Leia também
Luiza Trajano elogia texto de Lula sobre ela na Time: “Muito bem escrito”
Luiza Trajano critica fake news, diz que é “uma pessoa política”, mas nega candidatura
"Luiza Trajano não é particularmente conhecida fora do Brasil. Ela deveria ser. Uma das mulheres de negócios e líderes sociais mais notáveis ??do país, Trajano é uma inspiração para empreendedores em todos os lugares", diz o texto de Gillian Tett, presidente do conselho editorial do FT, divulgado nesta quinta-feira (2) no site do jornal.
Além de fazer uma breve apresentação sobre a vida da empresária, que "começou a trabalhar meio período aos 17 anos na loja da família em Franca" - que mais tarde viria a se tornar a Magazine Luiza ou Magalu -, o texto ainda menciona as lutas sociais e contra a desigualdade da empresária brasileira.
"Trajano acredita piamente no dever dos negócios de dar o exemplo em questões sociais e defendeu a igualdade de gênero e raça com paixão - notável em um país com grande desigualdade social e onde a elite empresarial costuma ser acusada de viver em um bolha", diz o texto.
“Acredito na transformação do país por meio de uma sociedade civil organizada e determinada”, disse Luiza Trajano à jornalista.
Figuram na lista, além de Luiza Trajano, Nancy Pelosi, presidenta da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos; Tsai Ing-Wen, presidenta de Taiwan; a cineasta Chloé Zhao; e a atriz Scarlett Johansson, entre outras.