Bial compara nazismo ao socialismo e leva invertida de Caetano Veloso: "Não engulo mais"

Caetano afirmou que não é mais "liberalóide" e revelou que quem fez sua cabeça foi o jovem marxista Jones Manoel

Escrito en MÍDIA el

O músico Caetano Veloso, que comemorou seus 78 anos esse mês em uma live musical, disse em entrevista a Pedro Bial, nesta sexta-feira (4), que não é mais um "liberalóide", para a decepção do jornalista, que não conseguiu esconder a discordância com a nova visão de mundo do artista.

Caetano revelou que mudou o seu pensamento sobre o liberalismo depois de ver uma explanação do jovem historiador e youtuber pernambucano Jones Manoel, autor dos livros "A Revolução Africana" e "Raça, Classe e Revolução". O músico disse que através de Jones Manoel descobriu a obra do pensador italiano Domenico Losurdo, que o fez repensar seu posicionamento.

"Eu sou outra pessoa. Não sou mais aquele rapaz que há dois anos falou 'eu sou liberal, não admito nada de país socialista'. São dois anos, eu tenho 78 anos, mas houve uma mudança deste tamanho. Eu não atribuo apenas como uma reação ao mundo muito reacionário, uma reação à reação que se instaurou no Brasil. É uma questão de desenvolvimento intelectual mesmo", explicou.

Em janeiro, Caetano entrevistou Jones Manoel para um programa no Youtube e o apresentou como "um jovem pensador marxista que mudou minha cabeça".

Caetano chegou a se exaltar enquanto defendia sua nova posição, dando uma invertida no apresentador da Globo, que comparou o nazismo ao socialismo. "Vou ser mil por cento sincero com você. Quando ouço pessoas como você e outras dizendo: 'o comunismo e o nazismo são igualmente horríveis, são autoritarismo'. Essa equalização das experiências socialistas com o nazismo eu não engulo mais. Não gosto mais. 'A extrema esquerda é igual à extrema direita'. Não acho mais. Não consigo".

Caetano Veloso revelou que apesar de ter sido preso pelo regime militar de direita no Brasil, ainda fazia correlação entre o comunismo e a extrema-direita, mas hoje pensa diferente.

Caetano foi preso no dia 27 de dezembro de 1968 e, ao sair da prisão, foi obrigado a partir para o exílio em Londres.

No Twitter, Jones Manoel, o jovem que inspirou Caetano, divulgou o vídeo em que fala sobre o liberalismo.

https://twitter.com/_makavelijones/status/1301617361158635522

Confira o vídeo que mostra a conversa entre Bial e o cantor.

https://www.youtube.com/watch?v=Ip0TA3wetnA&feature=emb_title