O guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, ganhou uma ação de R$ 25 mil por danos morais contra a revista IstoÉ. A informação foi compartilhada por ele nas redes sociais nesta quarta-feira (23). Contudo, ainda cabe recurso.
Em maio de 2019, a publicação estampou na capa uma foto do astrólogo vestindo um chapéu de bobo da corte, com o título de "O Imbecil". A capa foi inspirada no livro "O Imbecil Coletivo", do próprio Olavo.
De acordo com o juiz Renato Simões, da 4ª Vara Cível de São Paulo, capa da revista excedeu a "crítica jornalística, caracterizando claro abuso do direito da liberdade de imprensa" ao tentar retratar Olavo como pessoa "de curta inteligência". Já a IstoÉ afirmou, na defesa, que exerceu o seu legítimo direito de crítica e de liberdade de imprensa, e que não os excedeu.
A revista afirmou ainda que tornou o astrólogo "personagem central da reportagem e capa justamente em razão das desrespeitosas e nada republicanas postagens" que faz nas redes sociais. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.