Solange Freitas, candidata do PSDB à prefeitura de São Vicente (SP) que foi alvo de um ataque a tiros na manhã desta quarta-feira (11), é jornalista há quase 30 anos e atuava como repórter da TV Tribuna, afiliada da Globo na Baixada Santista.
Solange deixou a TV Tribuna para lançar sua candidatura à prefeitura. Era comum sua participação em jornais de São Paulo, como o SPTV e o Bom Dia São Paulo. Ela também produziu reportagens para os principais programas da emissora, como Jornal Hoje e Jornal Nacional.
O autor dos tiros foi um homem de moto, que conseguiu fugir. A candidata estava em um carro blindado com parte de sua equipe no momento do ataque.
Alguns dos cinco disparos teriam sido em direção da cabeça da candidata. Há, inclusive, balas alojadas no vidro do veículo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Solange comentou sobre o ataque nas redes sociais e disse que está enfrentando "inimigos perigosos", mas que não vai desistir da candidatura. "Não achem que vou baixar a cabeça. Sei que estou enfrentando inimigos perigosos. Mas confio na polícia, na justiça e nessa corrente do bem aqui de São Vicente", escreveu.
A jornalista já vinha denunciando perseguições e ameaças por meio das redes sociais e em debates eleitorais. Solange relatou que um dos diretórios da sua campanha foi atacado e disse que foi proibida de fazer campanha em comunidades periféricas da cidade, assim como outros candidatos do PSDB. De acordo com o UOL, a ordem partiu do PCC.